A catarinense Orbitotal, um estúdio de criação de conteúdo digital com foco em games, está desenvolvendo soluções interativas, que incluem sites, games, aplicativos e animações, para o mercado norte-americano. Marlon Moser, um dos idealizadores da Orbitotal, explica que a start up criada há dois anos, atua principalmente em duas vertentes. Os advergames, que há mais de uma década são conhecidos fora do Brasil; e a gamificação que está começando a se fortalecer no país e no Exterior.
Os advergames são jogos promocionais usados para promover produtos e marcas. Além disso, eles são um estímulo extra para que o usuário sempre retorne para o site, atraído pela diversão oferecida pelo jogo. Uma organização da Flórida, nos EUA, por exemplo, pediu à Orbitotal um site e um game educacional chamado Factanium. O material ensina fatos sobre a Segunda Guerra Mundial entre outros.
Já a gamificação é o uso do design e da mecânica de jogos para enriquecer atividades e contextos diversos normalmente não relacionados a jogos. Na gamificação, o competidor é recompensado a cada fase concluída. É muito usada para treinamento. O usuário pode interagir como em uma rede social, comparando o próprio desempenho com o de um amigo na web. Um exemplo de gamificação é o trabalho feito para uma organização americana, em que estudantes enviam trabalhos, competem entre si e ganham medalhas virtuais pelo desempenho.
Para esse ano, a meta da Orbitotal é atuar mais no mercado interno. Tudo o que foi produzido lá fora poderá servir de modelo para que as empresas sintam-se seguras com essas ferramentas de divulgação. "Aposto que vamos conseguir auxiliar na propagação desse mercado de criação no nosso país. Nossos produtos representam um grande retorno de investimento aos clientes e uma forma muito eficaz de assimilação de conteúdo", comenta Moser.