A Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) lançou a etapa de cadastro do programa Living Lab 5G para empresas com propostas de tecnologias baseadas na quinta geração de internet móvel. A seleção de soluções é realizada por meio de licitação para contratação pública e busca inovações capazes de resolver desafios da capital catarinense nas áreas de meio ambiente, mobilidade, planejamento e desenvolvimento urbano, sustentabilidade, governança, gestão de processos e segurança pública.
O programa Living Lab 5G é realizado pela PMF, em convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e tem o objetivo de fomentar soluções inovadoras que contribuam com a qualidade de vida dos cidadãos e a experiência dos visitantes. A parceria entre o poder executivo e a instituição de ensino identificou, junto às Secretarias Municipais, 17 demandas prioritárias para que as empresas selecionadas tenham a oportunidade de propor, testar e validar soluções para desafios de contextos reais.
O edital da licitação está disponível no site da Rede de Inovação Florianópolis e disponibiliza o valor total de R$ 1,6 milhão para a contratação das tecnologias. As empresas podem se cadastrar até o próximo dia 1º de julho, às 18h, e as soluções propostas devem estar desenvolvidas ou como protótipo funcional.
O Living Lab 5G, aprovado pelo Conselho Municipal de Inovação e firmado pelo convênio entre a PMF e a UFSC em 2023, é considerado um marco para o município, por publicar o primeiro edital da Prefeitura de Florianópolis baseado no Marco Legal das Startups e que permitirá a contratação via CPSI – modelo de licitação especial de Contrato Público de Solução Inovadora, o qual possibilita o teste de tecnologias por órgãos públicos.
Esta é a 2ª edição de um Living Lab em Florianópolis. A primeira foi realizada em 2019, por meio da Rede de Inovação, uma parceria da ACATE com a Prefeitura de Florianópolis, e contemplou sete soluções baseadas em tecnologias para conectividade à internet, agricultura urbana, mobilidade, entre outras áreas.