A japonesa Toshiba, fabricante de aparelhos eletrônicos e semicondutores, anunciou um redução na produção de chips de memória flash NAND, usados para armazenar imagens em câmeras digitais, tocadores de música e games, entre outros dispositivos, devido aos estoques elevados e a desaceleração da demanda. A decisão, conforme o The Wall Street Journal, se deve também a queda nos preços dos chips flash NAND, principalmente os usados em dispositivos USB e cartões de memória para câmeras digitais.
"O excesso de oferta tem causado uma forte redução nos preços, por isso a empresa espera levar seus estoques a níveis mais adequados e melhorar o equilíbrio entre a oferta e a demanda", declarou o porta-voz da Toshiba, Atsushi Ido, ao jornal americano.
A Toshiba, bem como outros fabricantes de chips flash NAND, aumentou a capacidade de produção nos últimos anos, contando com uma forte demanda em razão do crescimento das vendas de smartphones e tablets, bem como computadores portáteis ultrafinos que usam chips NAND em vez de unidades de disco rígido. No ano passado, a empresa expandiu a capacidade da fábrica de Yokkaichi, localizada na província de Mie, no Japão. Porém, a demanda global para os chips NAND não tem acompanhado a maior oferta.
A queda nos preços dos chips flash NAND foi mais sentida após a temporada de compras natalinas. Entre fevereiro e maio, os preços dos chips para cartões de memória e dispositivos USB caiu mais de 20%, segundo Ido. A companhia espera que o corte na produção, juntamente com o crescimento esperado na demanda neste semestre, ajudem a reduzir o estoque e estimule a recuperação nos preços.