Facebook pode abandonar chip Intel por ARM, diz blog

0

O Facebook poderá adotar chips com a arquitetura ARM nos computadores usados internamente, além de o novo servidor que será instalado no Oregon, nos Estados Unidos, este ano. Segundo o blog de tecnologia Semi Accurate, a rede social quer deixar de usar chips padrão x86 para economizar energia e reduzir custos.
A arquitetura ARM é mais simples do ponto de vista eletrônico e, portanto, mais barata. E isso, segundo o blog, foi o que levou a popularização entre os fabricantes de dispositivos móveis, o que significa que a decisão do Facebook também pode indicar uma adaptação para suportar melhor as tecnologias móveis. O blog informa, ainda, que a rede social usará chips fabricados pela start-up americana Smooth-Stone, especializada em microprocessadores baseados em ARM.
O Semi Accurate levanta uma questão importante que é o impacto que isso terá nos negócios da Intel e seus chips Atom. Caso os rumores sejam confirmado, a companhia perderá alguns contratos milionários com o Facebook e o gasto excessivo de energia de seus chips x86 começarão a ser questionados. Segundo o blog, a Intel pode ter perdido espaço para a única fabricante de chips a qual ela não tem produtos para concorrer: a ARM ISA, principal fornecedora de semicondutor baseado na arquitetura ARM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.