Em um cenário cada dia mais tecnológico, o uso estratégico de dados tem ajudado as empresas a obterem insights para a criação e o desenvolvimento de planejamentos e ações mais assertivas. De acordo com estudo do Capgemini Research Institute, instituto que oferece pesquisas, somente em 2020, 50% das organizações já estavam colocando os dados no centro das tomadas de decisões.
Porém, é importante que as companhias tenham em mente que, para que as informações sejam realmente impulsionadoras dos negócios, é preciso mais do que ferramentas tecnológicas. É necessário criar uma cultura data-driven, em que todos os processos nas diferentes áreas sejam conduzidos pela coleta e análise de dados e que os colaboradores entendam a real importância das informações para as tomadas de decisões no dia a dia. Assim, estes devem estar no centro das operações, guiando a forma de atuação.
É por isso que os líderes têm a missão de construir essa cultura junto com os colaboradores. Gestores devem incentivar o uso dessas informações e uma das principais formas de fazerem isso é por meio de treinamentos. Isso porque profissionais só vão conseguir utilizá-las de maneira inteligente se obterem conhecimento atualizado.
Além disso, os dados precisam ser acessados facilmente pelos especialistas e os gestores devem implementar novos processos que não apenas utilizem as informações, mas que também desmistifiquem a complexidade do uso destas. Colaboradores precisam enxergar como as operações podem ser mais fáceis e assertivas quando se tem este recurso em mãos.
A criação de políticas de segurança também é essencial, pois garante a proteção tanto das empresas quanto dos funcionários. Portanto, líderes devem ficar sempre atentos aos processos e orientar a equipe para que tudo ocorra de acordo com as normas estabelecidas. Também é importante ressaltar que a tecnologia utilizada pelas companhias deve acompanhar a evolução do mercado, ou seja, necessita ser moderna.
Assim, concluo que a análise de dados é hoje um elemento de ouro nos negócios, pois traz insights que melhoram o atendimento do cliente, reduzem os custos operacionais, aumentam a produtividade, entre outros benefícios que podem ampliar significativamente o diferencial competitivo das empresas. Porém, sem uma forte cultura data-driven, não é possível aproveitar todo o potencial que as informações têm a oferecer. É por isso que líderes devem ser os principais difusores de uma filosofia baseada em dados para que todos os setores abracem este cenário, tornando processos mais assertivos.
Armindo Sgorlon, CEO da SGA TI em Nuvem.