O potencial do Software Delivery Center para a transição à era digital

0

O modelo de Software Delivery Center evoluiu para oferecer o desenho e a implementação de soluções criativas com Cloud; UX/CX e User Interface; Modern Web Applications; Mobile Applications; Big Data; IoT; Inteligência Artificial; e Cultura e Governança. Os mais diversos tipos de negócio podem agora contar com soluções sob medida para acompanhar as novas demandas do mercado. 

Um Software Delivery Center avançado, hoje, gera soluções a partir de diferentes estruturas e modelos de trabalho das empresas – e mesmo de diferentes modelos de projetos dentro de uma mesma empresa, do waterfall ao ágil ou híbrido. Uma empresa que precisa adotar o método ágil, por exemplo, ou que prefere ou precisa seguir modelos mais tradicionais a partir de melhores ou boas práticas do mercado já encontra o que precisa no Software Delivery Center. 

Embora o conceito ágil seja tendência em debates espalhados por todas as partes do mundo, nem todo o projeto vai gerar resultados a partir dele – alguns vão necessitar de uma abordagem mais tradicional mesmo. Além disso, ele também não é suficiente para salvar processos obsoletos. É interessante, então, gerar inovação a partir de um Software Delivery Center que siga metodologias avançadas de análise e desenho de soluções. 

A era digital 

A era digital pede um mindset digital, uma nova forma de fazer e acompanhar negócios. Empresas líderes em outras décadas podem perder a liderança e outras com ideias incríveis podem não alcançar o sucesso almejado pela ausência do planejamento, desenvolvimento e entrega adequados. 

Nesse caminho, surge a necessidade de contar com equipes preparadas para entender a diversidade dos clientes e promover uma cultura e processos que viabilizem o aprendizado contínuo. À medida que progredimos, novos aprendizados e desafios surgem, e novos desafios exigem respostas, novas ou antigas, que podem encontrar no modelo de Software Delivery Center um manancial de soluções e dados. 

Se estamos entrando em uma era da "internet de tudo", toda empresa precisa se tornar tecnológica, inclusive governos e grupos sem fins lucrativos. O ideal – como tem sido frisado – seria que toda empresa funcionasse como um Software Delivery Center. Para uma escola, contudo, por exemplo, pode ser complicado gerar soluções tecnológicas altamente avançadas apenas com equipes internas. O mesmo pode fazer sentido para a indústria automotiva, para o agronegócio, para o setor financeiro, entre outras áreas. Contar com o auxílio externo especializado, portanto, é o que pode contribuir para a geração de valor em muitos contextos. 

O Software Delivery Center do futuro 

A principal inovação hoje é poder contar com uma solução que considere cada uma das necessidades de um projeto ou negócio. Diferentes empresas de um mesmo grupo podem encontrar no Software Delivery Center a possibilidade de implementar uma ferramenta de gestão de investimentos compartilhada, por exemplo. Outras podem implementar portais de controle logístico ou aplicativos de controle de produção. Lojas on-line podem centralizar e controlar o estoque de lojas próprias e parceiras. Tudo sob medida. 

Em meio à evolução do Software Delivery Center, entretanto, ainda é preciso ficar atento a alguns detalhes importantes. 

Encontrando soluções sob medida 

Como empresas conseguem encontrar e investir na solução certa para garantir sucesso futuro? O imperativo é focar nas soluções que ofereçam recursos de negócios e capacidade de adaptação às mudanças. Segundo o Gartner, equipes de alto desempenho em engenharia de software entregam uma melhora de 53% nos resultados com a experiência e produtividade do funcionário e resultados 37% melhores na atração e retenção de clientes. 

Para isso, o Software Delivery Center precisa identificar as principais necessidades de um projeto ou empresa; desenvolver a solução; e, enfim, implementar, testar, integrar e realizar a manutenção. Equipes multidisciplinares têm que entrar em campo, para transformar tudo que foi projetado em realidade. 

Confira alguns pontos que você ou sua empresa podem focar na busca pelo serviço de um Software Delivery Center: 

  • Considere os recursos que a sua empresa já tem; 
  • Converse claramente sobre as especificidades e intenções do seu projeto; 
  • Busque o melhor custo e ROI. 

Ter ou poder contar com o know how necessário para identificar as soluções tecnológicas para chegar lá é o que está fazendo a diferença na jornada de transformação digital das organizações. 

Rodrigo Costa, sócio-diretor & Head de Digital Business da Kron Digital. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.