Provedores de serviços de comunicação (CSPs) enfrentam diversas barreiras, como o acesso a dados de alta qualidade, que impedem sua capacidade de implantar efetivamente a IA, o que poderia aprimorar as operações de rede e serviço, conforme nova pesquisa encomendada pela Nokia e conduzida pela Analysys Mason.
"Os CSPs não conseguem acessar conjuntos de dados de alta qualidade (que permitiriam decisões mais precisas) porque estão usando sistemas legados com interfaces proprietárias. Isso restringirá o quão rapidamente eles podem integrar a IA em suas redes", de acordo com a pesquisa, que se baseia em respostas de 84 CSPs entrevistados globalmente. Quase 50% dos CSPs de Nível 1 classificaram a coleta de dados como a fase mais desafiadora do ciclo de desenvolvimento de casos de uso de IA em telecomunicações.
Além disso, a pesquisa constatou que apenas seis por cento dos CSPs entrevistados acreditam estar no nível mais avançado de automação, ou seja, automação "zero-touch", que depende de somente de IA e algoritmos de aprendizado de máquina (ML) para gerenciar e aprimorar as operações de rede. O problema dos dados de alta qualidade também está impactando a capacidade dos CSPs de reter talentos em IA.
Ainda assim, 87% dos CSPs começaram a implementar a IA em suas operações de rede, seja como prova de conceito ou em produção; com 57% afirmando ter implantado casos de uso de IA em telecomunicações até o ponto de produção.
Os entrevistados dos CSPs afirmaram que acreditam que a IA ajudará a melhorar a qualidade do serviço de rede, o crescimento da receita, a experiência do cliente e a otimização de energia para atender às suas metas de sustentabilidade.
A pesquisa indicou que os CSPs devem avaliar suas estratégias de implementação de IA e desenvolver um roteiro claro para a implementação da tecnologia, se quiserem superar o desafio dos dados e outros obstáculos, como a incapacidade de escalar as implantações de casos de uso de IA.