Provedores de serviços de telecom enfrentam barreiras para implementar IA e alcançar operações autônomas

0

Provedores de serviços de comunicação (CSPs) enfrentam diversas barreiras, como o acesso a dados de alta qualidade, que impedem sua capacidade de implantar efetivamente a IA, o que poderia aprimorar as operações de rede e serviço, conforme nova pesquisa encomendada pela Nokia e conduzida pela Analysys Mason.

"Os CSPs não conseguem acessar conjuntos de dados de alta qualidade (que permitiriam decisões mais precisas) porque estão usando sistemas legados com interfaces proprietárias. Isso restringirá o quão rapidamente eles podem integrar a IA em suas redes", de acordo com a pesquisa, que se baseia em respostas de 84 CSPs entrevistados globalmente. Quase 50% dos CSPs de Nível 1 classificaram a coleta de dados como a fase mais desafiadora do ciclo de desenvolvimento de casos de uso de IA em telecomunicações.

Além disso, a pesquisa constatou que apenas seis por cento dos CSPs entrevistados acreditam estar no nível mais avançado de automação, ou seja, automação "zero-touch", que depende de somente de IA e algoritmos de aprendizado de máquina (ML) para gerenciar e aprimorar as operações de rede. O problema dos dados de alta qualidade também está impactando a capacidade dos CSPs de reter talentos em IA.

Ainda assim, 87% dos CSPs começaram a implementar a IA em suas operações de rede, seja como prova de conceito ou em produção; com 57% afirmando ter implantado casos de uso de IA em telecomunicações até o ponto de produção.

Os entrevistados dos CSPs afirmaram que acreditam que a IA ajudará a melhorar a qualidade do serviço de rede, o crescimento da receita, a experiência do cliente e a otimização de energia para atender às suas metas de sustentabilidade.

A pesquisa indicou que os CSPs devem avaliar suas estratégias de implementação de IA e desenvolver um roteiro claro para a implementação da tecnologia, se quiserem superar o desafio dos dados e outros obstáculos, como a incapacidade de escalar as implantações de casos de uso de IA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.