O mercado de desenvolvimento virtual de produtos ? VPD vai movimentar
US$ 2,5 bilhões no mundo em 2006, uma taxa de crescimento de 12% em relação ao ano anterior.
Chama-se VPD a simulação do desenvolvimento de novos produtos, um processo que permite aumentar a segurança da produção final, reduzindo tempo e custos de produção. Empresas no Brasil como Ford, Petrobras, Embraer e Whilrpool são usuária dessa tecnologia.
As indústrias automotiva e aeroespacial tradicionalmente são as principais clientes de VPD no mundo, com empresas como Nasa, Boeing e BMW. A indústria de brinquedos Lego, por exemplo, produz mais de 1,4 milhão de partes de Lego a cada hora. Diante de um volume tão grande, cada mudança, por menor que seja, no processo ou no material usado tem um grande impacto nos custos. No ano passado, a avaliação do uso de VPD em somente cinco modelos de Lego apontou um melhor aproveitamento de matéria-prima, que gerou uma economia de US$ 650 mil.
O VPD será tema da conferência batizada MSC.Software 2006 Virtual Product Development Conference Latin América. Ela acontece dias 7 e 8 de novembro no Hotel Crowne Plaza, em São Paulo.