Consulta sobre nova versão dos padrões e-PING já está aberta

0

A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento, coloca em consulta pública até o dia 14 de novembro próximo a versão 3.9 dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING). A arquitetura permite a troca de dados entre diferentes sistemas de informação. Os interessados podem encaminhar suas contribuições ao documento disponibilizado no endereço http://www.governoeletronico.gov.br/consulta-publica.

Na próxima terça-feira, dia 28 de outubro, também será realizada uma audiência pública, em Brasília, no auditório da sede do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O encontro será transmitido por videoconferência para unidades do Serpro localizadas em 13 capitais brasileiras: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá e Maceió.

Os padrões e-PING permitem um fluxo contínuo de informações entre o governo e a sociedade com o objetivo de oferecer melhores serviços aos cidadãos. Isso porque possibilita que mesmo sistemas de informação com arquiteturas diferentes e desenvolvidos em épocas distintas possam trocar informações em tempo real.

Entre as modificações da versão em consulta pública está a adoção do Open Document Format (ODF) que é um padrão aberto para a produção de documentos como textos, planilhas e apresentações. A sua utilização era recomendada nas versões anteriores. Também há alterações envolvendo protocolo de troca de informações, segurança de redes, linguagem para intercâmbio de dados, inclusão de itens relativos à mobilidade e TV digital, entre outras.

As contribuições recebidas no processo de consulta e audiências públicas serão analisadas pela coordenação e pelos cinco grupos de trabalho da e-PING. A versão 4.0 dos Padrões e-PING deverá ser publicada até o fim deste ano já com as sugestões consideradas pertinentes, incorporadas ao documento.

As contribuições podem ser encaminhadas através do endereço da consulta pública ou para o correio eletrônico: eping@planejamento.gov.br. Também serão aceitas sugestões enviadas por carta ou fax até as 17h do dia 14 de novembro de 2008, para: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação Esplanada dos Ministérios, Bloco C, sala 140 70.046-900 – Brasília – DF. Fax nº (0xx61) 3322-5063.

De acordo com a instrução normativa (IN) Nº4, a partir de 2 de janeiro de 2009 todos os órgãos da administração direta, autarquias e fundações terão que observar as políticas, premissas e especificações técnicas da arquitetura e-PING quando forem contratar qualquer serviço de tecnologia da informação (TI). A instrução normativa foi publicada em maio deste ano com o objetivo de qualificar o processo de contratação de serviços de TI pelo governo federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.