Na medida em que smartphones e tablets se tornaram cada vez mais semelhantes aos PCs, criminosos virtuais começaram a adaptar os ataque para os dispositivos móveis, especificamente aqueles com a plataforma Android. Como é comum hoje as pessoas terem mais de um equipamento, a Kaspersky Lab decidiu lançar o Kaspersky Security for Android, um pacote multi-dispositivos que, com apenas uma licença, protege um tablet e um smartphone ao mesmo tempo.
A empresa ainda disponibiliza ainda separadamente os produtos Kaspersky Mobile Security e o Kaspersky Tablet Security, que, além da proteção contra malware, oferecem funções contra perda e roubo do dispositivo.
Mais de 90% de todos os malwares voltados para dispositivos móveis têm como alvos dispositivos baseados em Android, o que torna a plataforma a mais vulnerável aos ataques. Até o final de 2011, houve 200 vezes mais malwares exclusivos para Android do que no ano anterior, e essa taxa continua aumentando em 2012.
Além da tecnologia por assinatura (reativa), as novas versões do Kaspersky Mobile Security e do Kaspersky Tablet Security contam também com a proteção híbrida da Kaspersky Security Network, que utiliza banco de dados em nuvem para bloquear ameaças emergentes. Isso significa que, sempre que um novo malware for descoberto em algum lugar do mundo, em questão de minutos, os clientes da empresa estarão protegidos contra esse novo malware.
Os produtos ainda contam com bloqueios a sites maliciosos e ataques de phishing, que visam enganar os usuários para que eles compartilhem suas informações pessoais. Isso significa que, durante a navegação em sites de compras e de bancos, as informações de cartão de crédito e credenciais bancárias, por exemplo, estarão a salvo dos criminosos virtuais. Esse recurso torna até mesmo as redes sociais no celular ou tablet mais seguras.
As soluções móveis para Android da Kaspersky incluem também aprimoramentos para manter os dados seguros contra os ladrões reais por meio de um bloqueador remoto do dispositivo. Caso o smartphone ou tablet do usuário seja perdido ou roubado, basta o envio de um SMS para impedir o acesso indesejado e rastrear a localização do aparelho. A função usa o GPS do equipamento para enviar as coordenadas por meio de um link do Google Maps (é necessário ter acesso a dados ou Wi-Fi). Outro recurso interessante é o "retrato", que ativa remotamente a câmera frontal do smartphone ou tablet perdido e, secretamente, envia a imagem da pessoa que está usando seu dispositivo. Caso não seja possível recuperá-lo, é possível ainda enviar outro comando via SMS para limpar completamente todos os contatos pessoais, mensagens de texto ou até mesmo redefinir as configurações do smartphone ou tablet.