Quatro motivos para companhias adotarem o reporte de sustentabilidade CDP

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O CDP, anteriormente conhecido como Carbon Disclosure Project, é uma organização global sem fins lucrativos que incentiva empresas, cidades e regiões a medirem e gerenciarem seus impactos ambientais.

O envio de reportes por meio do CDP permite que as instituições demonstrem seu compromisso com a transparência e a sustentabilidade, ao mesmo tempo em que obtêm uma série de benefícios adicionais, como maior confiança das partes interessadas, captação de investimentos, redução de riscos, estímulo à inovação e redução de custos, demonstração de liderança e melhor reputação.

A Schneider Electric, líder na transformação digital de gerenciamento de energia e sustentabilidade, auxilia as companhias na elaboração do reporte CDP. "A divulgação de informações ambientais pode aprimorar os processos de tomada de decisão nas empresas, que passarão a contar com dados precisos e atualizados sobre os riscos climáticos, tornando-a mais eficientes e minimizando os riscos em suas cadeias de valor", explica Felipe Camargo, senior manager sustainability reporting para América do Sul da Schneider Electric.

O executivo destaca motivos pelos quais as empresas devem planejar proativamente, seja para relatarem, pela primeira vez, ao CDP ou para tomarem as medidas necessárias para melhorarem sua pontuação nos próximos anos:

Regulamentações e mercados em todo o mundo estão se alinhando com o CDP: no Brasil, a nota do caderno de Mudança no Clima do CDP é utilizada como critério no processo de seleção à carteira ISE B3, e as empresas que não fizerem o reporte ou que receberem uma nota inferior a "C" não poderão integrar este índice composto de empresas-referência no tema sustentabilidade.

Manter uma boa relação com investidores ou compradores: o não envio do reporte CDP pode acarretar uma nota "F" nos diferentes cadernos do CDP (Mudança no Clima, Florestas e Segurança Hídrica) se algum comprador ou investidor solicitou que sua organização preencha um ou mais reportes do CDP. Isso, possivelmente, enviará a mensagem errada para os investidores e os demais parceiros de negócios. No entanto, ao responder ao CDP, sua empresa demonstrará às partes interessadas seu compromisso com o meio ambiente e a responsabilidade da empresa com as regulamentações e regulamentos atuais e futuros.

O CDP atualiza sua metodologia de pontuação anualmente: com essas atualizações se faz necessário que as empresas não apenas permaneçam no nível atual de liderança em sustentabilidade, como também continuem a aumentar seus objetivos e ações para manter tal pontuação.

O plano estratégico de 5 anos do CDP tem mudanças e expansões significativas até 2025: essas alterações incluirão abordagens mais amplas e holísticas na divulgação, análise e melhoria do desempenho ambiental. Embora os detalhes específicos e os prazos ainda não tenham sido anunciados, é aconselhável começar a reunir seus dados desde já, antecipando-se e preparando-se para as futuras mudanças.

"A elaboração eficaz de um reporte ao CDP requer experiência. Como exemplo, a Schneider Electric reporta anualmente ao CDP e alcançou uma pontuação "A" no caderno de Mudança do Clima nos últimos 12 anos consecutivos. E, com o suporte da área de Sustainability Business da empresa (um Provedor Credenciado Gold CDP Global), ela traz todo seu conhecimento para o mercado e pode auxiliar outras empresas com o reporte CDP, contribuindo para que os demais setores evoluam em suas respectivas jornadas de sustentabilidade", conclui Felipe.

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