A Softex encerrou a primeira edição do Concerto de Idéias, um projeto baseado em cloud computing e voltado ao intercâmbio de idéias entre a comunidade de TI e a diretoria da entidade. Com o objetivo de coletar sugestões para o planejamento estratégico do biênio 2009/2010 da Softex, a iniciativa contou com o apoio da IBM, que disponibilizou a ferramenta Idea Factory, a estrutura operacional e a equipe técnica para a sua realização.
Ao longo de três dias ininterruptos, o Concerto de Idéias mobilizou 329 participantes que postaram 133 propostas. Estas, por sua vez, receberam 417 comentários e 3.669 votações. "Houve, efetivamente, um grande envolvimento da comunidade dentro de um ambiente totalmente virtual e os resultados superaram as nossas expectativas em todos os sentidos, seja pela motivação em participar e interagir, seja pela qualidade das idéias postadas. E a praticidade de navegação e de uso da ferramenta, em nossa visão, tiveram papel preponderante neste sucesso", avalia Arnaldo Bacha, vice-presidente executivo da SOFTEX.
O Concerto de Idéias foi hospedado no Centro de Cloud Computing da IBM Brasil, em São Paulo. Durante 72 horas, empresários, representantes do governo e de associações ligadas ao setor, entidades parceiras, pesquisadores, agentes SOFTEX, investidores e imprensa puderam colaborar online com o envio de sugestões sobre diversos temas de interesse da indústria brasileira de software e serviços, desde a formação de recursos humanos até políticas públicas de incentivo, passando pela obtenção de capital e de financiamentos.
"Um de nossos principais objetivos com este evento virtual foi o de transformar a tradicional reunião presencial de planejamento estratégico da SOFTEX em um evento mais amplo e abrangente, permitindo a participação de um número significativamente maior de colaboradores. Nunca, em dez anos de existência, conseguimos reunir 300 pessoas em uma reunião com esta proposta. O emprego da ferramenta também simplificou e tornou muito mais dinâmico o processo de debates e de envio de sugestões", avalia John Forman, diretor de Capacitação e Inovação da SOFTEX.