O Skyscanner, empresa global em passagens aéreas, hotéis e aluguel de carro, fechou parceria com a Amazon para integrar seu API (Interface de Programação de Aplicativos) de voos ao Alexa – serviço de voz da gigante de comércio eletrônico. Essa integração vai permitir que os usuários busquem seus voos usando apenas o comando de voz.
No início de novembro, em Londres, o sistema foi demonstrado na Amazon Appstore Developer Summit. Essa tecnologia de busca, por meio da voz, apresenta uma série de funcionalidades para que o público possa encontrar as melhores opções de voos, contudo o serviço ainda está em fase de testes e em breve estará disponível para o público final.
O Skyscanner é o primeiro buscador de viagens a ser integrado neste serviço da Amazon Echo. A empresa vem explorando esse novo modo de comunicação, como já visto anteriormente no relatório Viagens no Futuro, publicado em 2014, com referência aos "parceiros de viagem digitais", que incorporou o comando de voz na programação. O material previu que com essa tecnologia seria possível conhecer os padrões comportamentais do viajante, sugerindo a viagem mais indicada até ao fechamento de reserva automaticamente, tudo pela fala.
Segundo David Low, engenheiro do Skyscanner, "integração de voz é uma importante ferramenta para a indústria do turismo e o mundo digital em geral. A relação de conversa pelo comando de voz está aparecendo em tudo, desde peças de roupa a carros e aplicativos móveis, o que mostra que a conversação e a troca de mensagens estão rapidamente se tornando convencionais". E completa, "Essa parceria reflete o nosso objetivo de sempre integrar as novas tecnologias assim que elas surgirem. Alexa e o Amazon Echo nos fornecem a plataforma para trazer o companheiro de viagem digital à vida".
A ferramenta ainda não está disponível ao público, mas em breve os consumidores poderão pedir para Alexa procurar um voo mais facilmente do que procurar digitando em qualquer dispositivo móvel.