O Banco do Brasil contabilizou 5,3 milhões de operações do serviço de mobile banking em 2005, 1,1 milhão apenas em dezembro. A expectativa nesse ano é chegar a 12 milhões de transações, com ampliação da base para 700 mil clientes.
O sistema de mobile banking do Banco do Brasil foi desenvolvido em parceria com a Politec, utilizando as tecnologias Brew, GSM e Wap 2.0, disponíveis nas operadoras Vivo, Claro, Brasil Telecom e Telemig Celular e Oi.
A solução propiciou ao BB colocar várias funções do auto-atendimento nas mãos do cliente, principalmente os de baixa renda, que têm dificuldades em adquirir um computador pessoal, pois basta que o celular tenha capacidade de enviar SMS (Short Message Service) para ter acesso ao sistema.
O gerente executivo da diretoria de Tecnologia do BB, Alexandre Souza da Conceição, explica que para fazer o download e instalar a solução mobile banking o usuário precisa ter um aparelho celular que execute aplicações com sistema Brew, da Qualcomm, disponível para clientes da Vivo.
Para clientes da tecnologia GSM, foi desenvolvida a solução que utiliza a segurança a partir dos Simcards. Por meio da funcionalidade de "torpedo" implementaram-se soluções de transações bancárias com as operadoras Oi e Brasil Telecom.
As mensagens são enviadas a partir das requisições de transação do cliente e devolvidas em várias mensagens que montam um resultado final no aparelho do cliente.
Para Wap utiliza-se um mini-browser para acessar o site e navegar normalmente. O BB já vem operando com versão Wap-1 há cerca de 2 anos, mas segundo Alexandre Souza, esta versão apresenta limitações de segurança e baixa velocidade de transmissão de dados, o que torna o custo da conexão muito elevado.
?Já estamos operando com o Wap-2 junto a Claro, operadora que possui maior velocidade de transmissão, e utiliza mecanismos de segurança iguais aos que são utilizados em computadores. Eles acessam sites na Internet: HTTPS (utilização de protocolo HTTP seguro – SSL). Este serviço é mais padronizado e pode ser utilizado em qualquer operadora?, explica.
Popularização
O Banco do Brasil foi um dos pioneiros em oferecer mobile banking através de uma parceria com a Oi – ainda de forma piloto em setembro de 2003. Em 2005, o BB implementou o sistema junto a Brasil Telecom, Claro, Vivo e Telemig Celular. De acordo com o gerente executivo de Banco Eletrônico do BB, Raul Francisco Moreira, o sistema já possui 150 mil usuários. ?O número ainda é bastante incipiente, mas esta base de usuários já é a maior do mundo?, afirma.
Tendência
A previsão da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) é de que nesse ano as instituições financeiras privilegiem soluções para segurança e mobile banking.
De acordo com o consultor da Febraban, Luís Marques de Azevedo, soluções de mobile banking, segurança e certificação digital devem receber uma atenção especial do setor em 2006.
Para o consultor, outro ponto fundamental para os bancos é a segurança. ?Um amplo conjunto de operações com assinatura eletrônica deve chegar a empresas que efetuam transações de alto valor, em um primeiro momento, e depois disso alcançar a pessoa física?. Azevedo lembra, ainda, que as instituições financeiras estão atentas ao crescimento dos fóruns e comunidades virtuais, como o Orkut, que ?cedo ou tarde, deverão impactar o dia-a-dia dos bancos?, conclui.