BB quer chegar a 700 mil clientes de mobile banking

0

O Banco do Brasil contabilizou 5,3 milhões de operações do serviço de mobile banking em 2005, 1,1 milhão apenas em dezembro. A expectativa nesse ano é chegar a 12 milhões de transações, com ampliação da base para 700 mil clientes.

O sistema de mobile banking do Banco do Brasil foi desenvolvido em parceria com a Politec, utilizando as tecnologias Brew, GSM e Wap 2.0, disponíveis nas operadoras Vivo, Claro, Brasil Telecom e Telemig Celular e Oi.

A solução propiciou ao BB colocar várias funções do auto-atendimento nas mãos do cliente, principalmente os de baixa renda, que têm dificuldades em adquirir um computador pessoal, pois basta que o celular tenha capacidade de enviar SMS (Short Message Service) para ter acesso ao sistema.

O gerente executivo da diretoria de Tecnologia do BB, Alexandre Souza da Conceição, explica que para fazer o download e instalar a solução mobile banking o usuário precisa ter um aparelho celular que execute aplicações com sistema Brew, da Qualcomm, disponível para clientes da Vivo.

Para clientes da tecnologia GSM, foi desenvolvida a solução que utiliza a segurança a partir dos Simcards. Por meio da funcionalidade de "torpedo" implementaram-se soluções de transações bancárias com as operadoras Oi e Brasil Telecom.

As mensagens são enviadas a partir das requisições de transação do cliente e devolvidas em várias mensagens que montam um resultado final no aparelho do cliente.

Para Wap utiliza-se um mini-browser para acessar o site e navegar normalmente. O BB já vem operando com versão Wap-1 há cerca de 2 anos, mas segundo Alexandre Souza, esta versão apresenta limitações de segurança e baixa velocidade de transmissão de dados, o que torna o custo da conexão muito elevado.

?Já estamos operando com o Wap-2 junto a Claro, operadora que possui maior velocidade de transmissão, e utiliza mecanismos de segurança iguais aos que são utilizados em computadores. Eles acessam sites na Internet: HTTPS (utilização de protocolo HTTP seguro – SSL). Este serviço é mais padronizado e pode ser utilizado em qualquer operadora?, explica.

Popularização

O Banco do Brasil foi um dos pioneiros em oferecer mobile banking através de uma parceria com a Oi – ainda de forma piloto em setembro de 2003. Em 2005, o BB implementou o sistema junto a Brasil Telecom, Claro, Vivo e Telemig Celular. De acordo com o gerente executivo de Banco Eletrônico do BB, Raul Francisco Moreira, o sistema já possui 150 mil usuários. ?O número ainda é bastante incipiente, mas esta base de usuários já é a maior do mundo?, afirma.

Tendência

A previsão da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) é de que nesse ano as instituições financeiras privilegiem soluções para segurança e mobile banking.

De acordo com o consultor da Febraban, Luís Marques de Azevedo, soluções de mobile banking, segurança e certificação digital devem receber uma atenção especial do setor em 2006.

Para o consultor, outro ponto fundamental para os bancos é a segurança. ?Um amplo conjunto de operações com assinatura eletrônica deve chegar a empresas que efetuam transações de alto valor, em um primeiro momento, e depois disso alcançar a pessoa física?. Azevedo lembra, ainda, que as instituições financeiras estão atentas ao crescimento dos fóruns e comunidades virtuais, como o Orkut, que ?cedo ou tarde, deverão impactar o dia-a-dia dos bancos?, conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.