O Facebook decidiu mudar sua política de envio de comunicados e anúncios por e-mail na Alemanha. A modificãção foi anunciada na segunda-feira, 24, depois que o órgão regulador de internet do país avisou que a rede social poderia sofrer pesadas multas caso não parasse de emitir comunicados sem a solicitação de internautas.
As autoridades referem-se ao Friend Finder, ferramenta do Facebook que usa a lista de e-mails, previamente fornecida por usuários, para enviar mensagens a internautas que ainda não têm contas na rede social. De acordo com Johannes Caspar, supervisor da proteção de dados de Hamburgo, na Alemanha, o governo recebeu milhares de reclamações de pessoas que recebem e-mails do Facebook, contendo, inclusive, anúncios e propagandas, mesmo sem ser usuários, o que caracteriza o envio como spam (mensagem idesejada).
Caspar disse que informou à rede social que reveria as práticas para avaliar se elas estão de acordo com as leis alemãs para proteção de dados. Caso não estejam, o Facebook poderá receber multa de até US$ 400 mil, além da publicidade negativa. Em vista desse fato, o site de relacionamentos decidiu negociar e mudar suas práticas para buscar novos usuários.
O Facebook tem, hoje, mais de 10 milhões de usuários apenas na Alemanha. Com informações do New York Times.
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