Do pequeno ao grande, da floresta ao centro urbano
Com produtos diversificados, que incluem alimentos e bebidas, itens para cuidados pessoais, roupas, acessórios, artigos
"Temos um olhar muito carinhoso para os pequenos, porque sabemos que, ao longo da história, eles têm dificuldade de conseguir linhas de crédito e acesso à malha logística. Estas são iniciativas que também estão em nosso radar. Nossa ideia é promover uma transformação na forma como os pequenos produtores são vistos no Brasil e como eles participam no mercado", projeta Peixoto.
Para isso, a Pangeia está reunindo outros parceiros, além da b8one, buscando dirimir os gargalos existentes hoje no universo dos pequenos produtores. A empresa pretende ainda investir em frentes mais ousadas, trazendo, por exemplo, produtos indígenas e farmacêuticos originários da floresta, como babosa, andiroba e outros elementos naturais. "Sempre buscamos integrar consciência com conteúdo, concebendo o que está à venda como sendo simplesmente a ponta tangível dessa transação", reforça o CEO da Pangeia. Desafio de atrair mais homens para a "revolução verde" Uma das metas é ampliar o perfil do público. Hoje, o consumidor padrão da PANGEIA é predominantemente mulher (81%), entre 25 e 34 anos, residente no Estado do Rio de Janeiro (23%). "Historicamente, a mulher costuma ser mais engajada em relação ao tema sustentabilidade. Mas queremos ir além e conscientizar todos aqueles que estão abertos a rever seus hábitos de consumo", destaca Peixoto.
Pesquisas mostram o potencial desse mercado voltado ao consumidor consciente, aquele que busca mais conhecimento sobre os processos que envolvem o produto que acabou de adquirir ou pretende comprar. Um estudo conduzido pela Nielsen IQ, em 2019, revelou que 73% dos consumidores globais afirmam que definitivamente ou provavelmente mudariam seus hábitos de consumo para reduzir o impacto no meio ambiente. E quase a metade (41%) está disposta a desembolsar mais por produtos que contenham ingredientes totalmente naturais ou orgânicos. Implementação de tecnologia VTEX-IO Em termos de tecnologia aplicada a negócios, a b8one foi a parceira mais adequada às necessidade e ideais da Pangeia.
"Conversamos com muitas empresas nos últimos anos e encontramos na b8one um perfil de trabalho realmente capaz de entender a complexidade do projeto e falar a nossa língua", afirma Peixoto. A plataforma VTEX-IO, que está sendo implantada pela startup, traz como vantagens melhoria no tempo de carregamento do site e experiência de compra do consumidor, aprimorando toda a parte de indexação dos produtos e relevância nos buscadores orgânicos. Deste modo, o cliente pode acessar o que procura no site de forma mais fácil. "Desde o início, acreditamos no potencial e no conceito do projeto. Compramos a ideia e estamos ajudando a melhorar as camadas de experiência do consumidor e performance da plataforma também", destaca Renato Avelar, sócio da b8one e responsável pela área de negócios da empresa.