Mais três usinas solares fornecidas pela GreenYellow, com a capacidade instalada total de 14,2 MWp, passaram a integrar em 2022 o programa "Energia da Claro", iniciativa da Claro que prevê o uso de fontes renováveis e ações de proteção ao meio ambiente em todas as suas operações e instalações no Brasil. As unidades fotovoltaicas localizadas nas cidades de Macaíba (4,46 MWp), no Rio Grande do Norte, Barra do Jacaré (2,36 MWp) e Ouro Verde (7,37 MWp), ambas no estado de São Paulo, fazem parte de um contrato de longa duração entre a operadora e a multinacional francesa.
Segundo Marcelo Xavier, diretor-presidente da GreenYellow no Brasil, até o fim do ano passado, a empresa já havia entregado à Claro nove usinas, que reúnem 48 MWp, equivalentes a produção anual de 123,1 GWh. Além disso, em 2023, a previsão é que sejam conectadas mais quatro unidades com capacidade instalada de 14,2 MWp. "Essa parceria é muito relevante para a GreenYellow pelo fato de representar a participação da companhia em um programa de transição energética tão significativo do cliente. Esses projetos reforçam o posicionamento da empresa como um player de infraestrutura no País", afirma Xavier.
A iniciativa vai totalmente ao encontro do conceito do programa da Claro, uma vez que deve gerar 28,3 GWh de energia por ano, valor que corresponde ao consumo de mais de 14 mil residências, capaz de evitar a emissão de 2.800 mil toneladas de CO² no ambiente no mesmo período.
Para Hamilton Silva, diretor de infraestrutura da Claro, a parceria entre as empresas é fundamental na medida em que contribui para acelerar o programa de autoconsumo remoto desenvolvido pela operadora. "A frente de energia solar representa uma expressiva fatia do 'Energia da Claro' e a GreenYellow vem nos atendendo, com usinas especialmente desenvolvidas de acordo com nossas necessidades, em diversas regiões do país desde o início. Muito do sucesso conquistado pela Claro no setor de energia se deve à relação de confiança que construímos com parceiros como a GreenYellow", diz Silva.
Implementado em 2017, o programa 'Energia da Claro' é considerado um dos maiores programas de geração distribuída de energia do país entre empresas privadas. Atualmente, as 70 usinas contempladas pela iniciativa abastecem mais de 20 mil unidades consumidoras e atendem mais de 60% das antenas da Claro com energia renovável.