Nissan usa metaverso para potencializar experiências dos clientes

0

Para a Nissan, o metaverso representa uma nova plataforma para avançar em seu propósito corporativo de impulsionar a inovação para enriquecer a vida dos clientes e explorar novas formas de servi-los.

"O metaverso oferece oportunidades incrivelmente novas, emocionantes e valiosas para a Nissan. Queremos aproveitar esta tecnologia e explorar o que o futuro nos reserva. Por isso, é muito bacana envolver nossos clientes nesta jornada", disse Coralie Musy, Vice-Presidente de Marca & Experiência do Cliente na Nissan África, Oriente Médio, Índia, Europa e Oceania (AMIEO).

Como a indústria automotiva pode explorar o metaverso?

Para a indústria automotiva, o metaverso apresenta oportunidades fantásticas, desde o desenvolvimento e produção de automóveis até serviços e suporte pós-venda. A Nissan, por exemplo, já está utilizando as tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual para desenvolver e consolidar o design de seus futuros veículos. Designers de estúdios da marca espalhados pelo mundo trabalham colaborativamente de forma virtual para analisar protótipos, interagir e até mesmo fazer modificações, em tempo real. A tecnologia facilita incrivelmente as conversas e acelera o processo de aprovação para passar para a fase de desenvolvimento.

O metaverso também abre novas formas de capacitar as equipes, aumentando os processos de produção com realidade mista. Além disso, as empresas também podem utilizar o metaverso para construir showrooms virtuais para que os consumidores possam conhecer os veículos por meio de experiências imersivas e realmente únicas.

Projetos

A Nissan reconhece que os clientes estão a cada dia mais em busca de inovações emocionantes. Por isso, seus projetos mais recentes em todo o mundo estão explorando como o metaverso pode fazer exatamente isso.

Em maio de 2022, a Nissan revelou o Nissan Sakura – um veículo 100% elétrico do segmento mini, que é específico do Japão – tanto metaverso como no mundo real. Como parte da experiência, usuários do VRChat de todo o mundo podiam explorar a ilha virtual Nissan Sakura Driving Island, onde era possível fazer um test drive virtual no carro e até mesmo recarregá-lo, enquanto desfrutavam de chá e doces tradicionais japoneses.

No início deste ano, a Nissan desenvolveu uma campanha no Reino Unido para o lançamento do novo veículo elétrico Nissan Ariya no metaverso. A Nissan contratou cinco artistas locais de diferentes áreas para criar versões eletrificadas e com ar limpo de suas respectivas cidades: Birmingham, London, Leeds, Liverpool e Manchester.

Depois disso, os usuários podiam entrar no metaverso por meio do Nissan Electrified Lab – uma experiência imersiva com acesso via computador de mesa ou smartphone na qual os usuários podiam interagir com uma versão virtual do Nissan Ariya – e entrar por um portal para visitar as cidades eletrificadas.

Em outro projeto, a Nissan Itália anunciou o Metaverso e-POWER na plataforma Decentraland de realidade virtual. Os usuários poderão conhecer a nova motorização e-POWER e descobrir as principais características do Nissan Qashqai eletrificado.

Um avatar customizado dá as boas-vindas no showroom da Nissan, conduzindo os usuários a uma experiência interativa para conhecer o funcionamento interno do motor e-POWER e do Qashqai. Os usuários também poderão participar de experiências de aprendizagem orientada onde poderão saber mais sobre as vantagens deste novo sistema de motorização e participar de um concurso para ganhar um test drive com 24 horas de duração no Qashqai em concessionárias físicas. Além disso, eles também podem resgatar itens para customizar seus avatares virtuais como recompensas adicionais pela participação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.