Blumenau amplia capacitação de mão de obra em TI para atender demanda

0

Nos últimos anos, o setor de tecnologia da informação de Blumenau, em Santa Catarina, vem registrando um ritmo de expansão acelerado e a expectativa para este ano, com a volta com força dos investimentos em TI, é de um crescimento ainda maior. Diante da necessidade crescente de mão de obra especializada das empresas instaladas no polo tecnológico de informática, a Prefeitura de Blumenau está intensificando o seu projeto de qualificação profissional. Batizado de Programa Entra21-Blusoft, o projeto, que é voltado à capacitação de jovens entre 16 e 25 anos de baixa renda e portadores de necessidades especiais, já beneficiou mais de 700 estudantes desde que foi implantado em 2006.
Atualmente, o município conta com 667 empresas de tecnologia em informática, das quais 484 são desenvolvedoras de software e 183 de processamento de dados. Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o setor cresce mais de 20% ao ano na cidade. O secretário da pasta, Valdair Matias, ressalta que os níveis de empregabilidade dos alunos chegam a 85%. "Somente no ano passado, dos 217 formandos da turma de outubro, 97 foram absorvidos por empresas da região", diz.
A meta do programa neste ano é qualificar aproximadamente 500 estudantes, conforme adianta Sylvio Zimmermann Neto, diretor de Desenvolvimento Econômico da Sedec. Ele informa que o orçamento do Programa Entra 21 para este ano é de R$ 100 mil, que serão aplicados em quatro parcelas. "Nós trabalhamos com base numa política de convergência para otimizar resultados e racionalizar os gastos públicos, por meio de parcerias com a Blusoft, incubadora do polo de software local, Senac e o Instituto Gene", explica.
A infraestrutura do polo e o programa de qualificação de mão de obra tem atraído até mesmo multinacionais de TI para Blumenau, como é o caso da alemã T-Systems, fornecedora de serviços de tecnologia da informação e comunicações do grupo Deutsche Telekom. Instalada no polo tecnológico desde 2006, a empresa escolheu o município catarinense para ser seu primeiro e único Centro de Competência Offshore no Brasil. Na época, a cidade concorreu com municípios do Nordeste e da Índia e ganhou a preferência da multinacional devido à sua forte cultura alemã, à infraestrutura adequada e aos custos reduzidos de operação. A mão-de-obra do programa Entra 21 entrou como outro benefício em potencial. Dos primeiros 200 alunos formados em 2006 pelo Programa, por exemplo, 20 jovens foram recrutados para trabalhar na empresa. Hoje a T-Systems também investe no Entra21 e utiliza os profissionais qualificados para preencher seu quadro de pessoal.
O centro de produção de software no município catarinense foi o primeiro a operar em alemão fora da Alemanha e os planos são de ampliação da carteira de clientes na região, assim como acontece na Europa. "Iremos trazer muitos serviços de São Paulo. Nossa meta é ampliar o escopo de serviços e torná-los conhecidos às empresas aqui da região", explica Markus Blumenschein, head of point of Production da T-Systems no Brasil.
Hoje, de acordo com Zimmermann, todas as empresas de Blumenau que trabalham com desenvolvimento de software acabam usando mão de obra do programa. Entre elas ele cita as fabricantes de software de gestão empresarial Senior Sistemas e Benner. Ao falar sobre o objetivo do programa, o diretor da Sedec diz que o setor de TI de Blumenau está carente de mão de obra especializada, já que 200 novas vagas são abertas anualmente. "O jovem de baixa renda não tem acesso a estas vagas por não poder financiar cursos de formação", ressalta ele, ao dizer que o Entra 21 oferece desde cursos de formação básica, como de Windows, Word, Excel, Powerpoint e internet, até de formação extensiva, em áreas como desenvolvimento de sistemas, suporte a servidores e redes, webdesign, design gráfico, CAD design e manutenção de hardware.
Zimmermann explica que o programa fornece 360 horas de treinamento e logo em seguida encaminha o jovem para o mercado de trabalho, sendo que todo o treinamento, inclusive o material é totalmente gratuito e o jovem recebe também o vale-transporte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.