Realidade virtual rouba a cena em anúncio de S7 e S7 edge

0

Na apresentação oficial do Galaxy S7 e S7 edge, novos smartphones top de linha da Samsung, o que mais chamou a atenção não foram os aparelhos em si, mas o esforço da fabricante em promover a tecnologia de realidade virtual (VR, na sigla em inglês). O auditório onde o evento foi realizado, neste domingo, 21, em Barcelona, tinha um palco rodeado por 5.250 cadeiras, todas com um exemplar do Gear VR, óculos da fabricante sul-coreana, em cima. Pela primeira vez, um smartphone foi apresentado por meio de um vídeo de realidade virtual.

Além do formato inédito de anúncio dos novos aparelhos, a Samsung apresentou a Gear 360, uma câmera com duas lentes opostas, cada uma com abertura de 180 graus, para a filmagem de vídeos em 360 graus – por sinal, a concorrente LG apresentou produto semelhante no mesmo dia em Barcelona. A ideia é popularizar a produção de conteúdo para ser visto com os óculos.

Para completar, um convidado surpresa: Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook. Como dono da Oculus, empresa parceira da Samsung na fabricação do Gear VR, ele subiu ao palco para incentivar a novidade. Disse que já há mais de 200 apps móvel para realidade virtual e que o pessoal do Facebook está trabalhando em novos títulos que usem a tecnologia e estimulem a interação social. "VR é a próxima plataforma. Hoje é focada em games e entretenimento, mas em breve vai mudar a forma como vivemos, trabalhamos e nos comunicamos. VR será a mais social das plataformas", previu Zuckerberg.

Como parte da sua estratégia, a Samsung montou um stand na Plaza Catalunya, uma das principais praças de Barcelona, no qual a população é convidada a experimentar a simulação de um passeio de montanha russa usando o Gear VR. A localização foi escolhida a dedo: fica em frente à Apple Store de Barcelona.

S7 e S7 edge

Quanto aos novos smartphones da Samsung, a grande novidade é o fato de serem resistentes a água e poeira com certificado IP68, o que permite serem submersos por até meia hora a um metro de profundidade. Para tanto, são selados por dentro. Outro diferencial é terem o display sempre aceso, para exibição das horas e de informações importantes, como chamadas perdidas – outra novidade que a LG também incluiu no G5 lançado no mesmo dia, algumas horas antes.

A câmera ganhou uma abertura melhor, de f1.7, e tecnologia dual pixel, que aprimora as fotos em ambientes com baixa luminosidade. Contudo, a resolução da câmera traseira diminuiu se comparada com seu antecessor S6: são 12 MP em vez de 16 MP. A frontal tem 5 MP.

O S7 tem tela de 5,1 polegadas (super AMOLED, com 577 ppi), Android 6.0, 4 GB de RAM, 32 ou 64 GB de memória interna, entrada para cartão microSD de até 200 GB, processador octacore (quatro núcleos de 2,3 GHz e quatro de 1,6 GHz), 3 mil mAh e antena LTE cat.9 (até 450 Mbps de download).

O S7 edge, por sua vez, tem como principal diferença o design, com as bordas laterais da tela curvadas. Foi desenvolvido um menu especial para ser acessível pela borda e que permite trabalhar com o telefone com uma só mão. As outras diferenças da versão edge são o tamanho da tela (5,5 polegadas) e a bateria de 3,6 mil mAh.

Os dois smartphones começam a ser vendidos no dia 11 de março. Antes, serão abertas as pré-vendas. Nos EUA, quem comprar os aparelhos antecipadamente receberá de brinde o óculos Gear VR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.