Telefónica, Facebook, BID Invest e CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) apresentaram a Internet para Todos (IpT) Peru, uma operadora atacadista de infraestrutura de telecomunicações de acesso aberto que busca reduzir o abismo digital na América Latina. Seu objetivo é levar a banda larga móvel a populações remotas, onde a implantação de infraestruturas de telecomunicações convencionais é hoje inviável do ponto de vista econômico.
Cerca de 100 milhões de pessoas, 20% da população da região, ainda não têm acesso adequado à internet móvel na região e, portanto, aos benefícios proporcionados pela economia digital. A missão da IpT Peru é reduzir esse abismo digital e conectar as comunidades rurais no Peru, permitindo que qualquer operadora de telefonia móvel use sua infraestrutura 3G e 4G e comercialize serviços de comunicação de qualidade nessas áreas. O sucesso da IpT Peru lançará as bases para replicar esse tipo de modelo de negócios em outros países da América Latina e do Caribe.
A Telefónica Peru contribui e abre seu atual negócio rural para a IpT Peru. Por sua vez, Facebook, BID Invest e CAF investem na nova empresa com o objetivo de melhorar os serviços de voz existentes e implantar uma nova infraestrutura para oferecer cobertura de internet móvel sob o modelo de rede como serviço (NaaS). O contrato está sujeito à autorização regulatória.
Reduzir o abismo digital e garantir a inclusão no curto prazo requer uma abordagem holística que combine inovação empresarial, novas tecnologias e políticas com novas formas de colaboração. Com essa abordagem, a IpT Peru quer demonstrar que novos modelos de negócios sob os princípios de acesso aberto, cooperação, inovação tecnológica e políticas adequadas não são apenas viáveis, mas também podem transformar a infraestrutura sob um modelo NaaS, conectando diferentes comunidades em áreas isoladas e garantindo, ao mesmo tempo, retorno financeiro e viabilidade comercial que podem ser replicados em outras regiões do mundo.
A IpT oferecerá acesso à sua infraestrutura de banda larga rural sob um modelo de atacado que permitirá às operadoras lançar serviços de comunicações comerciais para usuários, empresas e organizações em comunidades rurais.
A iniciativa alcançará sua sustentabilidade econômica por meio de acordos com comunidades locais e do uso de tecnologias abertas, que reduzirão o custo de implantação em áreas onde este custo para tecnologias convencionais é proibitivo atualmente. Assim, a IpT se apoiará de arquiteturas de nuvem, planejamento de rede automático, soluções de rádio de acesso aberto (Open RAN) e uma combinação de fibra otimizada e redes de micro-ondas.
A Internet para Todos foi originalmente criada como uma iniciativa da Telefónica, que considera a conectividade como um requisito fundamental para o acesso às vantagens oferecidas pela digitalização e para o progresso econômico e social das pessoas. Sob esse modelo inovador de implantação de infraestrutura e através de projetos em que colaborou com empresas como o Facebook, a Telefónica Peru já conseguiu conectar 2 mil comunidades em áreas remotas, beneficiando 600 mil pessoas.