Facebook, Telefônica e bancos de fomento criam iniciativa Internet para Todos na AL

0

Telefónica, Facebook, BID Invest e CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) apresentaram a Internet para Todos (IpT) Peru, uma operadora atacadista de infraestrutura de telecomunicações de acesso aberto que busca reduzir o abismo digital na América Latina. Seu objetivo é levar a banda larga móvel a populações remotas, onde a implantação de infraestruturas de telecomunicações convencionais é hoje inviável do ponto de vista econômico.

Cerca de 100 milhões de pessoas, 20% da população da região, ainda não têm acesso adequado à internet móvel na região e, portanto, aos benefícios proporcionados pela economia digital. A missão da IpT Peru é reduzir esse abismo digital e conectar as comunidades rurais no Peru, permitindo que qualquer operadora de telefonia móvel use sua infraestrutura 3G e 4G e comercialize serviços de comunicação de qualidade nessas áreas. O sucesso da IpT Peru lançará as bases para replicar esse tipo de modelo de negócios em outros países da América Latina e do Caribe.

A Telefónica Peru contribui e abre seu atual negócio rural para a IpT Peru. Por sua vez, Facebook, BID Invest e CAF investem na nova empresa com o objetivo de melhorar os serviços de voz existentes e implantar uma nova infraestrutura para oferecer cobertura de internet móvel sob o modelo de rede como serviço (NaaS). O contrato está sujeito à autorização regulatória.

Reduzir o abismo digital e garantir a inclusão no curto prazo requer uma abordagem holística que combine inovação empresarial, novas tecnologias e políticas com novas formas de colaboração. Com essa abordagem, a IpT Peru quer demonstrar que novos modelos de negócios sob os princípios de acesso aberto, cooperação, inovação tecnológica e políticas adequadas não são apenas viáveis, mas também podem transformar a infraestrutura sob um modelo NaaS, conectando diferentes comunidades em áreas isoladas e garantindo, ao mesmo tempo, retorno financeiro e viabilidade comercial que podem ser replicados em outras regiões do mundo.

A IpT oferecerá acesso à sua infraestrutura de banda larga rural sob um modelo de atacado que permitirá às operadoras lançar serviços de comunicações comerciais para usuários, empresas e organizações em comunidades rurais.

A iniciativa alcançará sua sustentabilidade econômica por meio de acordos com comunidades locais e do uso de tecnologias abertas, que reduzirão o custo de implantação em áreas onde este custo para tecnologias convencionais é proibitivo atualmente. Assim, a IpT se apoiará de arquiteturas de nuvem, planejamento de rede automático, soluções de rádio de acesso aberto (Open RAN) e uma combinação de fibra otimizada e redes de micro-ondas.

A Internet para Todos foi originalmente criada como uma iniciativa da Telefónica, que considera a conectividade como um requisito fundamental para o acesso às vantagens oferecidas pela digitalização e para o progresso econômico e social das pessoas. Sob esse modelo inovador de implantação de infraestrutura e através de projetos em que colaborou com empresas como o Facebook, a Telefónica Peru já conseguiu conectar 2 mil comunidades em áreas remotas, beneficiando 600 mil pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.