Infracommerce usa IA para potencializar e-commerce de grandes marcas

0

A Infracommerce, empresa responsável pela estrutura, gestão e operação de e-commerce de 754 grandes marcas da indústria e do varejo, atuado no Brasil mais 8 países da América Latinas, lançou uma nova versão da sua ferramenta de Business Analytics que vai aumentar consideravelmente o nível de excelência de serviço aos clientes de Full Commerce, integrando as diferentes tecnologias de WMS – Warehouse Management Systems – de todos os segmentos B2B e B2C.

A empesa está usando a nova versão da ferramenta proprietária que trabalha com Inteligência Artificial para gerenciar dados, criar insights e ajudar as marcas a enxergarem com clareza toda a operação por trás do e-commerce. Com ela, é possível tomar decisões baseadas em dados detalhados de estoque, pedidos, logística, devoluções, pagamentos, jornada completa, e por aí vai, com filtros avançados de período, região, etapas da venda, explica Carlos Eduardo Ricardo Alves Moore, head de Marketing da empresa.

O software de business analytics consome informações de um data lake estruturado, que é alimentado por dados de diversos pontos da operação do e-commerce, e entrega insights de forma centralizada e organizada nas mãos do cliente, com o qual ele pode prever a demanda de um determinado produto. O sistema inteligente vai além da unificação e organização dos dados: entrega às empresas parceiras um relatório completo e em tempo real de toda a cadeia da operação. A partir disso, também é capaz de fornecer sugestões e visões estratégicas de negócios, como reposição eficiente de estoque e gerenciamento de demandas. "Temos um supermercado que envia para a uma loja determinada a quantidade de tomates necessária para que não haja desperdício", exemplifica.

Com ela, é possível tomar decisões baseadas em dados detalhados de estoque, pedidos, logística, devoluções, pagamentos, jornada completa com filtros avançados de período, região, etapas da venda, entre outros.

"O sistema inteligente vai além da unificação e organização dos dados: entrega às empresas parceiras um relatório completo e em tempo real de toda a cadeia da operação. A partir disso, também é capaz de fornecer sugestões e visões estratégicas de negócios, como reposição eficiente de estoque e gerenciamento de demandas", enfatiza o executivo

Estrutura

A Infracommerce conta com 7 Centros de Distribuição e digitalização das rotas e roteirização dos pedidos, além de potencializar as entregas, principalmente, em São Paulo capital. A estrutura logística da companhia garante 99,8% dos pedidos despachados em D+1, ou seja, até um dia útil após a compra.

Seu ecossistema independente e integrado que combina tecnologia, serviços e infraestrutura para digitalizar canais de vendas. A companhia ajuda os clientes a estabelecer suas estratégias e aos mesmo tempo operacionaliza soluções completas e modulares para garantir que eles entreguem a melhor experiência aos seus consumidores.

Com presença também no México, Colômbia, Chile, Argentina, Panamá, Peru e Uruguai, e mais de 4.000 funcionários, de desde maio de 2021 a empresas está listada na Bolsa de Valores.

Resultados

A receita líquida acumulada da empresa até o 3º trimestre totalizou R$804 milhões (9M23), representando um aumento de 27,7% em comparação ao mesmo período de 2022.

Os resultados do trimestre da companhia mostram um cenário positivo, fruto dos ajustes operacionais e adoção de novas tecnologias e processos que geraram melhorias significativas, que devem ter continuidade nesse primeiro trimestre do ano, através de diversas iniciativas de redução de custos e investimentos e ganho de produtividade. O seu projeto Break-even, tem potencial estimado de economia de R$140 milhões a R$ 176 milhões anualizados.

A readequação da estrutura e redução de despesas se concentram em quatro pontos: Aceleração das sinergias dos M&A; repriorização de investimentos e projetos de payback longo; readequação da estrutura organizacional para ganho de eficiência; e foco no core business e na rentabilização da base de clientes. Até o momento, a empresa já capturou aproximadamente R$ 118 milhões do potencial originalmente mapeado e prevê capturar até R$ 42 milhões adicionais até o fim do ano.

Caso de sucesso

Um caso de sucesso exemplifica os serviços prestados pela Infracommerce é o projeto para implementar soluções de otimização e melhoria da experiência na jornada de compra do cliente da Sky, empresa de entretenimento e telecomunicações. Após 2 anos de parceria, a empresa reteve consumidores, converteu vendas e, ainda, reduziu custos.

A implementação de novas tecnologias no serviço de televendas, por exemplo, foi uma das grandes responsáveis para que a empresa conquistasse números relevantes: aumento de 14 pontos percentuais na taxa de conversão de vendas. De acordo com dados recentes da empresa, entre 2021 e 2023, a taxa de retenção saltou para 65%. Desde 2021 com a Infracommerce, a empresa apostou em desenvolver serviços mais eficientes, desafio que só foi possível vencer graças à uma aliança entre tecnologia e humanização do atendimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.