Deputados acatam sugestões da Abinee para MP 472

0

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) teve suas propostas para a Medida Provisória 472, aprovada na terça-feira, 23, acatadas pela Câmara dos Deputados. A MP, entre outras definições, prevê incentivos fiscais a determinados setores da economia, e cria o Recompe – Regime Especial de Aquisição de Computadores para Uso Educacional, e o Repenec – Regime Especial de Incentivos ao Desenvolvimento de Infraestrutura da Indústria Petrolífera nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Segundo a associação, o relator da MP, deputado Marcelo Ortiz, acrescentou os pleitos formulados pela entidade ao texto original. No caso do Repenec, o texto agora estabelece que a suspensão do Imposto de Importação (II) ficará restrita aos bens sem similar nacional. Diferentemente do que era proposto a priori, quando não previa esta restrição e autorizava as empresas incluídas no Repenec importarem com a isenção do imposto produtos que tivessem similares produzidos no país.
Humberto Barbato, presidente da Abinne, sustenta que caso não fosse alterado, isso acarretaria em grande prejuízo para a indústria eletroeletrônica, devido ao fato de que todos os componentes e bens de informática seriam importados sem o pagamento do imposto pelas empresas que estivessem debaixo do guarda-chuva do Repenec. "Assim, qual seria a vantagem de produzir no país?", questiona o executivo.
Ainda dentro do Repenec, foi decidido, conforme sugestão da Abinee, que a suspensão do IPI não atingirá produtos fabricados no Brasil, com benefícios da Lei de Informática (8248/91 e 8387/91). Já no caso do Recompe, a Abinne observa que o Deputado Júlio Semeghini apresentou emenda que estende os benefícios às empresas de terceirização de manufatura.
Com a aprovação na Câmara, a matéria segue agora para ser discutida no Senado Federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.