Inatel inaugura novo centro voltado à Segurança Cibernética

0

O Inatel inova mais uma vez e anuncia a criação do seu mais novo ambiente tecnológico, o Centro de Segurança Cibernética – CxSC Telecom. O anúncio foi feito nesta quinta-feira,25.  Com o foco de atuação no mercado, no governo e, principalmente, no cidadão, o CxSC Telecom buscará fortalecer a cultura voltada à Segurança Cibernética, tanto no Brasil como no mundo.  O novo centro tem como missão desenvolver ações, projetos e programas nas áreas da Educação, Pesquisa Aplicada, Testes e Certificações e Serviços.

"Se conseguirmos levar ao mercado e ao governo tecnologias e suporte dentro da área de Segurança Cibernética estaremos cumprindo nossa missão, que também tem como foco conscientizar o cidadão de que essas ferramentas são vitais para que possamos ter o avanço das tecnologias nos próximos anos", destacou o diretor da instituição, professor Carlos Nazareth Motta Marins, durante o lançamento.

Dentre as iniciativas do novo centro, estão previstos o desenvolvimento de processos, soluções, normatização, testes e certificações na área; estudos, relatórios e propostas de melhores práticas e protocolos de testes de segurança cibernética em dispositivos e redes de telecomunicações; apoio ao desenvolvimento de novas empresas voltadas ao segmento; além da promoção de cursos e capacitações sobre o tema.

De acordo com o professor Marcelo Marques, a criação do novo centro vem atender a uma das principais demandas da sociedade na atualidade. "As pessoas agora, mais do que nunca, se comunicam mais intensamente com as empresas em que trabalham, com as escolas. A comunicação homem máquina e entre dispositivos eletrônicos diversos chega a estabelecer bilhões de conexões que devem garantir que os dados e as informações que trafegam pelas redes de telecomunicações não sejam alvo de ataques cibernéticos. Da mesma forma, as novas redes de comunicação como as redes 5G, que irão permitir um conjunto de novos serviços ao mercado e a toda sociedade, devem garantir que a transmissão aconteça dentro dos critérios e padrões de segurança mundiais definidos", explica o professor que irá coordenar as ações do CxSC Telecom.

A diretora do Departamento de Políticas para Telecomunicações do MCom, Nathalia Almeida de Souza Lobo, que participou do lançamento, destacou que a iniciativa do Inatel é essencial nesse momento que o Brasil se prepara para a licitação do espectro do 5G e as operadoras se planejam para a implantação das redes de 5ª geração. "Um importante diferencial para o país em segurança cibernética é o trabalho em pesquisa e desenvolvimento e de capacitação tecnológica dos profissionais do setor. Um bom exemplo dessas atividades é o trabalho do Inatel. Nesse sentido, é muito bem-vinda a iniciativa da criação do Centro de Segurança Cibernética. Contamos com o Inatel para a adição das melhores práticas no país, junto com as melhores práticas internacionais", enfatizou.

Chamada de Apoio

Para consolidação do Centro de Segurança Cibernética e viabilização de todas as ações propostas, o Inatel busca o apoio financeiro e institucional de empresas públicas e privadas, associações, entidades governamentais nas esferas municipal, estadual ou federal, com a garantia da seriedade e compromisso sempre presentes nas iniciativas do Instituto.

"O Centro é uma iniciativa do Inatel, mas tem a proposta de trazer o maior número de parceiros possíveis para que possamos desenvolver uma iniciativa conjunta. A proposta é de que ele seja de todo o mercado, da sociedade, do governo e de todos os agentes que fazem parte da nossa sociedade de tecnologia de informação e comunicação. Para isso precisamos de apoio econômico, financeiro e institucional de empresas e de entidades públicas e privadas que possam se associar e consequentemente levar à frente esse projeto, que temos certeza que será um empreendimento de bastante sucesso", ressaltou o diretor.

As empresas, instituições e demais entidades interessadas em apoiar o desenvolvimento do CxSC Telecom Inatel devem entrar em contato com o Inatel. As informações detalhadas estão no Edital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.