FiBrasil recebe destaque como principal negócio telecom na AL

0

IJ Global, publicação britânica focada no mercado global de infraestrutura, elegeu a criação da FiBrasil como o "negócio do ano" na América Latina no setor de telecomunicações. O IJ Global Awards é concedido anualmente às melhores operações de infraestrutura e energia em diferentes regiões do mundo, de acordo com categorias específicas.  

O CDPQ, grupo de investimento global, e o Grupo Telefónica anunciaram, em março de 2021, a criação da FiBrasil, uma joint venture destinada à construção, desenvolvimento e operação de uma rede neutra de fibra independente, em um modelo de atacado, para empresas de telecomunicações que desejam expandir sua cobertura em todo o Brasil. O Grupo Telefónica e o CDPQ detêm, cada um, 50% da FiBrasil sob um modelo de governança de controle compartilhado. A participação de 50% do Grupo Telefónica é formada por meio da Telefônica Brasil e da Telefónica Infra, cada uma com uma participação de 25%.  

Embora tenha iniciado sua operação em julho de 2021 com 1,4 milhão de domicílios cobertos em 34 cidades, a empresa fechou 2021 com 2 milhões e espera ampliar sua infraestrutura de fibra para 6 milhões de residências e empresas nos próximos quatro anos, cobrindo mais de 250 cidades. A Vivo é o primeiro cliente de atacado, com dez anos de contato, e conta com a infraestrutura da FiBrasil para chegar a 29 milhões de domicílios até o final de 2024.  

A Fibrasil tem a proposta de auxiliar o negócio dos provedores e impulsioná-los no mercado de banda larga por conta da otimização de recursos. Com a FiBrasil, esses provedores substituem o risco de alto investimento inicial por um modelo menos intensivo em capital.   

"A premiação é um reconhecimento do nosso compromisso em ajudar todos os provedores de banda larga e impulsioná-los no mercado otimizando seus recursos. O território brasileiro é continental e ainda possui regiões sem acesso à internet de ultravelocidade. Temos a oportunidade de ampliar e democratizar esse acesso, tornando-o não restrito aos grandes centros urbanos ou cidades de médio porte", explica o CEO da FiBrasil, André Kriger. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.