9 em cada 10 brasileiros já se depararam com fake news ao consumir notícias online

0

A Weach Group, em parceria com a Hibou, empresa de pesquisa e insights, revela dados sobre o impacto das fake news na percepção dos brasileiros sobre as marcas anunciantes nos canais de notícias. Entre os achados, a pesquisa feita com mais de 2.400 brasileiros em março de 2024, mostra que 9 em cada 10 pessoas já se depararam com fake news enquanto liam notícias, e 33% deixam de seguir uma marca após ver seus anúncios dentro de notícias enganosas. 69% dos consumidores se sente impactado negativamente por marcas associadas a fake news, enquanto 68% acreditam que essas marcas são coniventes com a mentira, caso estejam anunciando ali.

"O objetivo da pesquisa foi aprofundar na relação notícia-anúncio e no que chamamos de Brand Safety (segurança reputacional de marca)", explica Daniel Kaminitz, CEO da Weach Group.

As fake news são um problema crescente, exacerbado pelas redes sociais, e podem ser parcialmente controladas pela imprensa, que possui processos de checagem, investigação e entrevistas com especialistas.

"A pesquisa mostra que os veículos de notícias podem se valer de mais cuidados para garantir a confiança dos leitores, que estão cada vez mais atentos às fake news. Como por exemplo erros de gramática, 33% procuram erros como forma de suspeitar ou não de uma matéria. 54% procuram a mesma notícia em outros sites, como forma de atestar sua veracidade.

"Os canais mais confiáveis junto ao consumidor são os que ele já criou algum elo, seja digital ou mesmo fora da internet", comenta Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa.

"Mesmo achando que sabem identificar fake news, toda dica, lista, ou informação extra que contribua para essa identificação é bem-vinda. Uma oportunidade para os veículos criarem outras formas de checagem, que não sejam somente as agências de verificação", avalia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.