Um grupo de empresas provedoras de serviços de VoIP, formado pela Tellfree, iVoz.net, GlobalNova, Conceito Telecom e Easytone, assinou nesta quarta-feira (25/4) uma carta de intenções para criação de uma federação de VoIP, que reunirá os provedores de serviços brasileiros.
Denominada Federação Brasileira de Peering de VoIP, a nova associação será desenvolvida e gerenciada pela XConnect, empresa provedora de serviços de peering de VoIP e operadora da XConnect Global Alliance. A Terremark do Brasil, subsidiária da Terremark Worldwide, fornecerá a conectividade em camada dois (Ethernet) e serviços de collocation para a plataforma da federação.
A federação será a primeira do gênero na América Latina e a segunda do tipo em todo o mundo. Em 2006 a XConnect foi escolhida por um consórcio de operadoras de serviços a cabo na Holanda para operar a primeira federação de peering de VoIP (acordo para troca de tráfego entre redes de diferentes provedores) em todo o mundo, a SIP-Exchange. A XConnect será responsável pelo gerenciamento de registros Enum (provendo um sistema de dados de números de telefone seguros e distribuídos), a interoperabilidade de sinalização entre os diversos tipos de operadoras, bem como pelo gerenciamento de identidades e segurança.
A federação irá habilitar seus membros para permitir a troca de tráfego VoIP entre seus assinantes, diretamente sobre redes IP, evitando completamente as redes de telefonia tradicional e, dessa forma, eliminando as tarifas associadas a RTPC (circuitos utilizados no serviço telefônico), suas limitações e os problemas de qualidade associados às transcodificações entre RTPC e VoIP. A entidade também irá habilitar serviços de comunicação multimídia em IP, tais como vídeo e presença, para serem oferecidos a todos aos associados.
?O peering vai permitir aos provedores de serviços VoIP do Brasil o lançamento de novos serviços e características em todo o país, além de capacitá-los a eliminar as tarifas desnecessárias da RTFC? afirma Eli Katz, CEO da XConnect.