Os sites de relacionamento e redes sociais constituem o mais novo ambiente para o scam nigeriano "419", segundo pesquisadores da BitDefender, renomada fabricante de software antivírus e de segurança de dados.
O scam está sendo utilizado no site de networking profissional LinkedIn, bem como em outros sites de relacionamento. LinkedIn Corporation é o maior site de networking profissional do mundo, como mais de 20 milhões de usuários no mundo todo.
Na mais recente aparição do Scam Nigeriano ? uma fraude solicitando o pagamento adiantado de uma taxa, com prejuízo estimado em centenas de milhões de dólares anualmente ? a carta scam vem sendo enviada no formato de convite de usuários do LinkedIn e outras redes-sociais para que outras pessoas participem de suas redes.
Paginas com perfis de usuários são criadas nos sites de relacionamento, para dar legitimidade à solicitação feita no convite. Como estes scams só são enviados através destes sites de relacionamento, estas mensagens passam completamente despercebidas por filtros antispam.
"Acredito que esta nova variante do antigo scam 419 é mais perigoso, pois aumenta as chances dos usuários caírem na fraude, uma vez que eles utilizam a rede para construir seus negócios e carreiras, tendendo a creditar certa confiança" comenta Bogdan Dumitru, CTO da BitDefender.