Microsoft estende licença de patentes e fecha acordo com ZTE

0

A Microsoft firmou um acordo de patentes com a  ZTE, fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações e dispositivos móveis. O anúncio segue os termos do licenciamento de tecnologia feito com a chinesa Hon Hai Indústria de Precisão, divisão da Foxconn International Holdings (FIH) responsável pela montagem de eletrônicos, divulgado na semana passada. O acerto envolve todo o portfólio de produtos que utilizam os sistemas operacionais Android e Chrome, ambos do Google.

Em comunicado divulgado por Horacio Gutierrez, vice-presidente corporativo e conselheiro geral de propriedade intelectual da Microsoft, a companhia diz que o acordo com a ZTE, assim como o com a Foxconn, engloba concessão de licenças do portfólio de patentes mundiais da Microsoft para celulares, tablets e outros dispositivos da ZTE que operem com o Android ou Chrome. "Os acordos com a ZTE e a Foxconn mostram mais uma vez que as empresas de tecnologia de todo o mundo, incluindo alguns fabricantes com sede na China, reconhecem o licenciamento como uma maneira eficaz de compartilhar tecnologia e construir um trabalho mútuo, acelerando o ritmo da inovação e agradando os clientes", declarou Gutierrez.

O executivo reitera que grande parte dos atuais litígios na chamada "guerra de patentes de smartphones" poderiam ser evitados se companhias estivessem dispostas a reconhecer o valor da criação de rivais de maneira justa. "Na Microsoft, a experiência nos ensinou que o respeito pelos direitos de propriedade intelectual é uma via de mão dupla, e temos nos preparado para respeitar os direitos dos outros, assim como buscamos o respeito pelos nossos direitos."

Gutierrez afirma ainda que a companhia pagou mais de US$ 4 bilhões em licenciamento ao longo da última década para garantir direitos de propriedade intelectual para seus produtos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.