76% dos trabalhadores dizem não estar prontos para o futuro do trabalho

0

A Salesforce publicou o relatório Global Digital Skills Index (Índice Global de Habilidades Digitais), revelando uma crescente crise global de habilidades digitais e uma necessidade urgente de ação. O Salesforce Index é baseado em uma pesquisa com mais de 23.000 trabalhadores em 19 países, incluindo o Brasil, sobre sua prontidão para adquirir as principais habilidades digitais.

Quase três quartos dos entrevistados (73%) não se sentem preparados para aprender as habilidades digitais hoje necessárias para as empresas. Uma porcentagem ainda maior de entrevistados (76%) não se sente preparada para o futuro. Apesar de 82% planejarem aprender novas competências nos próximos cinco anos, neste momento, apenas 28% estão ativamente envolvidos em programas de aprendizado e treinamento destas capacidades.

Enquanto isso, o cenário no Brasil é mais otimista, com apenas 37% dos entrevistados afirmando não estarem preparados com as habilidades digitais necessárias para o futuro do trabalho — o menor índice entre todos os países pesquisados –, mas 79% dos trabalhadores brasileiros estão planejando aprender novas habilidades, seja para crescer na própria carreira ou em busca de um novo caminho profissional.

A lacuna global de habilidades digitais

Essa lacuna é uma preocupação — mas também apresenta uma oportunidade. Com empresas em todo o mundo em rápida transição para modelos digitais, aumentou muito a demanda por funcionários com habilidades digitais.

"Existe uma lacuna entre a fronteira da inovação e as habilidades necessárias para usar essas inovações", disse Peter Schwartz, vice-presidente sênior de planejamento estratégico e Chief Futures Officer da Salesforce. "Isso, por si só, não é novidade. Mas o que é novo é o alcance dessa inovação, quão difundida ela é, e como ela permeia todos os aspectos da vida. É difícil fazer quase qualquer coisa hoje em dia sem alguma forma de interação digital".

A pontuação global dos 19 países pesquisados no Salesforce Index para prontidão digital, avaliada em termos de preparação, nível de habilidade, acesso e participação ativa em requalificação digital, é atualmente de apenas 33 de 100. Os países representados na pesquisa variaram de pontuações de 63 a 15, destacando que, embora alguns países se sintam mais preparados digitalmente do que outros, como o Brasil, que possui uma pontuação de 53, existe uma necessidade urgente de investimentos globais para diminuir a lacuna de habilidades digitais e construir uma força de trabalho mais inclusiva.

Mesmo com a boa pontuação do Brasil no Salesforce Global Digital Skills Index, é importante ressaltar que a mensuração é feita a partir da autoavaliação dos respondentes. Apesar de grande parte dos profissionais consultados se considerarem bem preparados para o futuro profissional, associações de classe no país indicam desafios para preencher vagas mais qualificadas, como na área de tecnologia da informação.

As habilidades digitais cotidianas não se traduzem no local de trabalho

Habilidades cotidianas, como mídias sociais e navegação na web, não se traduzem necessariamente nas principais habilidades digitais do local de trabalho necessárias para as empresas impulsionarem a recuperação, a resiliência e o crescimento.

No mundo, mais de dois terços (64%) de todos os entrevistados da Geração Z dizem ter habilidades avançadas de mídias sociais – apoiando o estereótipo de domínio digital entre a geração mais jovem – mas menos de um terço (31%) acreditam ter as habilidades avançadas de trabalho digital necessárias hoje pelas empresas.

No Brasil, ao fazer a mesma comparação há uma percepção mais otimista sobre as habilidades digitais aplicadas ao trabalho, mas as habilidades do dia-a-dia também tendem a superar o nível de conhecimento das habilidades relacionadas ao trabalho. Segundo o estudo, 75% do público da Geração Z no país que participou do levantamento considera usar de forma avançada as mídias sociais e 66% se sentem muito preparadas com habilidades digitais aplicadas ao ambiente de trabalho. Contudo, quando olhamos para a habilidade em e-commerce e comércio digital, considerada a mais importante no ambiente de trabalho pelos consultados no Brasil, apenas 32% dos jovens da Geração Z consideram ter um nível avançado – em linha com o observado com os respondentes das demais faixas etárias.

"A tecnologia faz parte da vida do brasileiro, mas nem sempre o conhecimento que se tem sobre ela é o que fará a diferença na carreira", destaca Fabio Costa, general manager da Salesforce. "Assim como a transformação digital impacta empresas e colaboradores constantemente, capacitar-se também é uma jornada. E ela exige profundidade nos interesses do indivíduo e nas demandas do mercado", completa.

Lacuna geracional de habilidades

No entanto, o Salesforce Index também revela que os entrevistados mais jovens têm maior confiança e ambição para aprender novas habilidades — mais de um terço da Geração Z está aprendendo e treinando ativamente as habilidades que serão necessárias nos próximos cinco anos, em comparação com 12% dos Baby Boomers. A discrepância geracional no Brasil é similar, com quase metade dos Gen Z (45%) ativamente se preparando com as habilidades necessárias para o futuro, contra apenas 24% dos Baby Boomers.

Curiosamente, no Brasil, existe uma pequena parcela de respondentes (5%) que afirmam que seus planos são permanecer na mesma carreira sem aprender nenhuma nova habilidade. Este percentual é menor entre os jovens da Geração Z (3%) e maior entre os Baby Boomers (9%). Globalmente, este percentual alcança 18%.

"Com mais de 25 anos de experiência em sistemas de TI e CRM, reconheço em atividades de voluntariado e em implementações que apoiei o quanto o jovem se dedica a desenvolver suas habilidades em tech", aponta Rosângela Sousa, arquiteta sênior de soluções na Salesforce. "Apoiar-se em ferramentas fáceis de usar e com menos necessidade de código – ou sem necessidade de código – tendem a ajudar jovens profissionais a solucionar desafios, inovar e sentir mais orgulho", finaliza.

As habilidades digitais mais necessárias hoje para as empresas

De acordo com o Salesforce Index, as habilidades em tecnologia de colaboração são vistas como a habilidade digital mais importante para os trabalhadores no ambiente de trabalho, hoje e nos próximos cinco anos. Mas, apesar da destreza dos entrevistados com a tecnologia de colaboração cotidiana, como mídias sociais, apenas 25% se classificam como avançados nas habilidades de tecnologia de colaboração necessárias especificamente para o local de trabalho.

No Brasil, a maior parte dos respondentes (66%) avaliam suas habilidades em tecnologia de colaboração, considerada a terceira mais importante pelos brasileiros, como iniciante e intermediário, e apenas 34% as classificam como avançadas. Ao analisarmos a habilidade em e-commerce e comércio digital, 32% dos brasileiros se classificam como avançados, enquanto os demais se consideram intermediários (40%) ou iniciantes (28%).

"A plataforma de aprendizagem Trailhead, da Salesforce, traz conteúdo e testes gratuitos que ajudam profissionais a impactar diversas áreas, como comércio eletrônico, vendas, atendimento e marketing", disse Thatiana Papaiz, diretora de alianças na Salesforce. "Clientes e parceiros usam ativamente esta plataforma em português para preparar suas equipes para as demandas de amanhã", termina.

Empresas têm um papel crítico a desempenhar

Agora, mais do que nunca, as empresas têm a responsabilidade de agir para resolver a crescente lacuna global de habilidades. A Salesforce está comprometida em investir na futura força de trabalho por meio de seu conjunto diversificado de programas de desenvolvimento:

• Comunidade de Trailblazers, uma rede global de 15 milhões de pessoas em todo o ecossistema da Salesforce que ajudam uns aos outros a aprender novas habilidades e ter sucesso com as soluções.

• Trailhead, a plataforma de aprendizado online e gratuita da Salesforce que já ajudou mais de 3,9 milhões de pessoas a se prepararem para o futuro do trabalho. No Brasil, o Trailhead tem mais de 92 mil usuários que terminaram mais de 600 mil módulos de aprendizagem.

• Salesforce Talent Alliance, Salesforce Talent Alliance, uma iniciativa que conecta empresas parceiras da Salesforce a candidatos treinados em Salesforce por meio do Trailhead e traz novos talentos para o ecossistema em rápido crescimento.

• Trailblazer Connect, que ajuda pessoas a se conectarem a oportunidades de orientação e carreira por meio de eventos e recursos online.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.