As ?arapucas? do outsourcing focado em custos

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O título acima é para chamar a atenção sobre a ?arapuca? que os gestores de TI se emaranharam buscando no outsourcing apenas o benefício financeiro, pois segundo o Gartner, 90% das decisões de contratação de serviços de outsourcing são motivadas por redução de custos.

Nós queremos SIM a redução de custos, mas precisamos alcançá-la através da conseqüência de uma boa implantação. Por mais maduro que seja o processo de desenvolvimento de um projeto de outsourcing, ele só é consistente quando tem um capítulo falando sobre as reduções pretendidas. Veja que interessante retirarmos da frase acima as palavras ?reduções pretendidas?, analise a entonação da frase que dá perfeito entendimento sobre algo mais perene, mais duradouro e é onde acredito que devemos trabalhar.

Vamos dizer NÃO ao outsourcing que apenas privilegia a redução de custos imediata e artificial que certamente irá atrofiar após 12 a 24 meses de sua implantação. É preciso entender que redução de custos com metas e objetivos a serem alcançados em parceria com fornecedores deve ser focado e atrelado em ações e serviços, que melhorem a operação e os processos de negócio do cliente.

Parece difícil, e é!!! Pois já de cara a escolha errada do prestador de serviço pode culminar em algo que uma célebre frase de Shakespeare resume perfeitamente ?Deixe vir o que me aguarda?…

Podemos separar em dois grupos os tipos de prestadores de serviço, aqueles que são meros executores e aqueles que são parceiros de negócio. É uma missão difícil determinar em qual grupo se encaixa cada um. O primeiro passo é a identificação e a experiência de cada um através de benchmark. Na seqüência visite-o para conhecer se ele esta preparado para atender as suas necessidades, finalize apresentando para ele metas e objetivos que você procura alcançar com o outsourcing, além disso, solicite uma apresentação detalhada das expectativas acerca de resultados.

Certamente pode ser o início para desenvolver uma boa parceria, que vai precisar de novas etapas, o importante é não ter receio de desmembrar o outsourcing por capacitação do fornecedor. Práticas mais recentes demonstram que o multisourcing é uma realidade e os resultados obtidos são animadores. Fique atento!!!

* Ricardo Collazo é diretor comercial da Star Outsourcing

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