Brasil precisa ampliar os investimentos em inovação, afirma Finep

0

Diante do discurso otimista de representantes do governo de que o Brasil sairá fortalecido da crise econômica mundial, o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Luis Fernandes, lembrou que neste momento o país precisa não só garantir a oferta de crédito para as empresas, como ampliar substancialmente os investimentos em projetos de inovação.
"Não se pode combater apenas os efeitos imediatos da crise, temos que pensar em construir o futuro", afirmou Fernandes durante o 21º Fórum Nacional que debateu o novo papel mundial dos países emergentes que compõem o chamado Bric (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia e China) na crise global e as oportunidades do Brasil.
Segundo o presidente da Finep, a inovação tecnológica foi crucial no crescimento de países como a China e a Índia. Ele observou que os números de registros de patentes depositados pelos dois países nos triênios 2001-2003 e 2004-2006, mostram um crescimento de 60% na Índia e de 55% na China.
"Nesse mesmo período, no entanto, o Brasil apresentou retração de 10% no número de depósitos de patentes", ressaltou Fernandes. "Na saída da crise, temos que nos preocupar em construir uma base de empresas tecnológicas capazes de alavancar o desenvolvimento nacional", completou.
Fernandes frisou que desde a provação da Lei da Inovação e da Lei do Bem, a Finep tem diversificado a sua linha de apoio à inovação no país, lembrando que desde 2006, ela opera o programa de subvenção econômica, que oferece recursos não-reembolsáveis para o desenvolvimento de projetos de inovação em empresas.
Além disso, recentemente, a Finep lançou o Programa Prime, destinado a apoiar empresas inovadoras de base tecnológica que tenham até dois anos. A oferta de crédito reembolsável pela agência de fomento à inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia também passou de R$ 500 milhões, em 2008, para R$ 900 milhões neste ano.
"Hoje, a Finep tem procurado combinar os seus instrumentos no apoio à inovação nas empresas", disse Fernandes. De acordo com ele, as micro e pequenas empresas, por exemplo, já contam com um kit de possibilidades para o apoio ao desenvolvimento de projetos inovadores, o que inclui recursos do Programa da Subvenção Econômica, do Prime e do Juro Zero, que oferece empréstimos sem juros com pagamento dividido em cem parcelas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.