Apenas 26% da população mundial têm acesso à internet

0

O acesso à internet no mundo ainda está abaixo do necessário para que se alcance um "estado de comunicação global", conforme define um estudo da União Internacional de Telecomunicações (UIT). Segundo o levantamento, no ano passado, apenas 26% de toda a população mundial teve acesso à web, o que equivale a 1,7 bilhão de pessoas.
Por mais que o número tenha dobrado na comparação com a última edição, de 2003, a entidade avalia que o uso da rede mundial de computadores ainda é muito desequilibrado nas diferentes regiões do mundo. A pesquisa mostra que nos países desenvolvidos a penetração da web em 2009 foi de 64%, contra menos de 20% no bloco dos países em desenvolvimento.
O acesso residencial à internet no mundo também segue a mesma desproporção. Enquanto nos países desenvolvidos a penetração da web nas residências foi de quase 60% no ano passado, nos países em desenvolvimento esse índice foi 12% dos lares. Mundialmente, a penetração da internet nas residências foi de apenas 25%.
A UIT defende que as empresas e governos precisam aumentar os investimentos em telecomunicações para que, até 2015, o acesso à internet chegue a 50% da população mundial. A entidade acredita que a grande base de usuários de celulares e no crescente número de internautas móveis justificam a injeção de recursos em infraestrutura. O estudo revela que as redes de acesso móvel já cobrem 86% da população mundial, e o número deve chegar a 100% em 2015. Na análise da UIT, o investimento em celulares é a grande oportunidade para alavancar o acesso à web nos países subdesenvolvidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.