Made in Brazil: maioria das lojas virtuais escolhe hospedagem brasileira

1

Uma das primeiras decisões que o empreendedor deve tomar ao criar uma loja virtual é escolher sua fornecedora de hospedagem. Apesar de parecer muito simples, esta decisão influencia muito na imagem, credibilidade e, principalmente, na rentabilidade do negócio, já que o serviço pode ser considerado o "coração" do site, que o mantém em pleno funcionamento para que compras sejam realizadas sem problemas.

Tendo em mente a importância, é mais provável que o investimento neste segmento seja feito em hosts com mais estrutura, tecnologia, estabilidade e com preço acessível. Observando os últimos dois anos, é possível notar que a preocupação com o serviço de hospedagem vem aumentando, assim como uma mudança na hora de escolher.

Em 2015, por exemplo, 45% dos e-commerces brasileiros buscaram companhias norte-americanas para hospedar seus negócios virtuais, enquanto apenas 28% deram preferência às brasileiras e 26% optaram por fornecedores de outros locais. Em 2016, essa distância diminuiu drasticamente: 44% dos lojistas contrataram as empresas lojas brasileiras para realizar este serviço, 45% preferiram as americanas e 10% de outros países.

Embora pareça uma boa notícia, os motivos que acarretaram estas alterações tão expressivas não são tão animadores. A situação econômica do país, a alta do dólar e o aumento dos impostos sobre a comercialização do serviço de hospedagem tornam mais interessante para os lojistas manter um site aqui, uma vez que o custo é menor.

Além disso, esta vantagem das brasileiras diante das organizações estrangeiras pode ser passageira. Caso o dólar volte a cair, a probabilidade é que as lojas virtuais adotem os provedores de hospedagem estrangeiros, pois a qualidade dos serviços prestados por eles ainda é superior.

Isto, no entanto, não deve desanimar os hosts nacionais. Diante do crescimento de interesse dos comércios eletrônicos brasileiros, a oportunidade de se consolidarem neste mercado torna-se mais ampla.  Para isso, as locadoras de espaço virtual do Brasil precisam investir em funcionalidades e tecnologia, a fim de ter mais estabilidade nos sistemas. Dessa forma, tornam-se mais competitivas para brigar pela permanência de seus clientes e uma melhoria no mercado de forma geral.

Thoran Rodrigues ,CEO da BigData Corp.

1 COMENTÁRIO

  1. Pelo artigo do Sr Thoran, gostaria de saber onde os provedores internacionais possuem melhor qualidade dos que os nacionais? Qual foi o parâmetro de pesquisa?

Deixe um comentário para Cleber Saad Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.