Fenômeno da segunda tela avança no Brasil sem prejuízo para TV ou Web, diz Ibobe

    0

    Cresce o número de brasileiros que assistem à TV ao mesmo tempo que navegam na internet, uma tendência conhecido como "fenõmeno da segunda tela". De acordo com a pesquisa Social TV, do Ibope Nielsen Online, eles já representam 43% do total de internautas do país. Desses, 29% fazem comentários online sobre programas televisionados no momento em que os assistem, especialmente em redes sociais, como Facebook e Twitter.

    O levantamento, realizado em 13 regiões metropolitanas com pessoas de 10 anos ou mais de idade, entre os dias 13 e 29 de fevereiro de 2012, aponta que a maioria (59%) dos internautas que têm o hábito de ver televisão enquanto navegam na web costumam fazer isso todos os dias.

    "O consumo simultâneo de televisão e de internet mostra que não há abandono de um meio em prejuízo do outro, e que há a oportunidade de explorar a grande afinidade que os brasileiros têm pelos dois meios", diz José Calazans, analista de mercado do IBOPE Nielsen Online.

    A pesquisa constatou, entre outras coisas, que são os jovens entre 20 e 24 anos que mais assistem TV e navegam na rede mundial, simultaneamente.

    Já os comentários nas redes sociais sobre os programas de TV em andamento são postados, em sua maioria, por adolescentes de 15 a 19 anos. Entre os adultos, esse hábito é mais representativo entre as mulheres e entre as pessoas de classe econômica AB, diz o Ibope.

    Os dados revelam que mais de 70% desses consumidores simultâneos afirmam que procuram na internet informações sobre o que está sendo mostrado na TV, enquanto 80% admitem ter ligado a TV ou trocado de canal motivados por uma mensagem recebida pela internet.

    Os programas mais assistidos na televisão por aqueles que estão conectados também na internet são noticiários, novelas, filmes e esportes. As novelas são o principal tema de interesse dos que têm o hábito de postar comentários na rede.

    Em termos de equipamentos, os  computadores de mesa prevalecem entre os telespectadores que comentam sobre novelas na internet. Já o notebook, o smartphone e o celular conectado são mais usados por quem comenta sobre telejornais, esportes e reality shows.

     

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.