Cresce o número de brasileiros que assistem à TV ao mesmo tempo que navegam na internet, uma tendência conhecido como "fenõmeno da segunda tela". De acordo com a pesquisa Social TV, do Ibope Nielsen Online, eles já representam 43% do total de internautas do país. Desses, 29% fazem comentários online sobre programas televisionados no momento em que os assistem, especialmente em redes sociais, como Facebook e Twitter.
O levantamento, realizado em 13 regiões metropolitanas com pessoas de 10 anos ou mais de idade, entre os dias 13 e 29 de fevereiro de 2012, aponta que a maioria (59%) dos internautas que têm o hábito de ver televisão enquanto navegam na web costumam fazer isso todos os dias.
"O consumo simultâneo de televisão e de internet mostra que não há abandono de um meio em prejuízo do outro, e que há a oportunidade de explorar a grande afinidade que os brasileiros têm pelos dois meios", diz José Calazans, analista de mercado do IBOPE Nielsen Online.
A pesquisa constatou, entre outras coisas, que são os jovens entre 20 e 24 anos que mais assistem TV e navegam na rede mundial, simultaneamente.
Já os comentários nas redes sociais sobre os programas de TV em andamento são postados, em sua maioria, por adolescentes de 15 a 19 anos. Entre os adultos, esse hábito é mais representativo entre as mulheres e entre as pessoas de classe econômica AB, diz o Ibope.
Os dados revelam que mais de 70% desses consumidores simultâneos afirmam que procuram na internet informações sobre o que está sendo mostrado na TV, enquanto 80% admitem ter ligado a TV ou trocado de canal motivados por uma mensagem recebida pela internet.
Os programas mais assistidos na televisão por aqueles que estão conectados também na internet são noticiários, novelas, filmes e esportes. As novelas são o principal tema de interesse dos que têm o hábito de postar comentários na rede.
Em termos de equipamentos, os computadores de mesa prevalecem entre os telespectadores que comentam sobre novelas na internet. Já o notebook, o smartphone e o celular conectado são mais usados por quem comenta sobre telejornais, esportes e reality shows.