Há mais de dez anos no mercado com o seu Software as a Service (SaaS), o Mercado Eletrônico comemora neste mês o lançamento do Release 200: o que representa uma nova atualização da oferta a cada seis semanas. Apesar de soluções em cloud computing estarem no topo dos assuntos somente nos dias de hoje, a empresa provê essa solução desde os seus primórdios, com uma versão mais abrangente dia após dia. Hoje, a oferta corresponde a 60% do faturamento total da companhia.
Diferente dos concorrentes, para utilizar a atualizada oferta de compras do Mercado Eletrônico, os usuários não necessitam adquirir uma nova versão do software, nem pedir uma nova licença, tampouco efetuar download. Como a ferramenta é hospedada na nuvem, basta acessar a interface online e a nova versão já estará disponível. Tudo isso sem nenhum custo adicional.
Segundo Ricardo Pardini, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Eletrônico, na versão número 1 da oferta, a troca de pedidos era entre um único comprador e vendedor: “era algo extremamente operacional, visto que muita coisa era feita por fax. Com a evolução ao longo desses anos, a ferramenta se apresenta muito mais estratégica e robusta, tornando o processo de compras mais efetivo”.
O Release 200 coleta demandas, analisa os fluxos, explora contratos, aprova-os, “de modo que você tenha valor em atendimento, redução de custos, gerenciamento de nota fiscal”, complementou Pardini.
Inovação
Dois fatores motivam a constante atualização da oferta do Mercado Eletrônico: acreditar no produto desde o seu início (mesmo quando cloud computing ainda não estava “na crista da onda”, segundo Pardini), bem como ouvir constantemente os seus clientes. O grande desafio dos dias de hoje é sempre deixar uma plataforma pronta para atender tanto clientes siderúrgicos, por exemplo, quanto varejistas. A plataforma tem de ser a mesma e atender às necessidades deles da maneira mais fácil possível.
Para garantir essas atualizações constantes, o Mercado Eletrônico conta com uma equipe multidisciplinar: são cerca de 90 especialistas em produtos, negócios, tecnologia, gestão de mudança, atendimento. Desse total, 30 são focados no desenvolvimento da plataforma.
Mobilidade
Depois de cloud computing, a palavra da vez é mobilidade. Pensando em acompanhar o que há de mais recente para aplicação de negócios, o Mercado Eletrônico já estuda o lançamento de versão para tablets e smartphones. A segurança da informação também segue sendo um desafio constante da companhia.
“Hoje em dia lidamos com muitos dados estratégicos, fornecedores estratégicos. A necessidade de segurança é uma demanda dos próprios clientes. O que nos incentiva são as auditorias internacionais”, disse Pardini.
È motivo de muita satisfação para mim, um pequeno empresário ser parceiro de uma empresa como a Saint-gobaim e isto com a ajuda de Vocês.
Parabéns