O desenvolvimento de um projeto de business intelligence (BI) voltado para a sustentabilidade é o primeiro da parceria entre a Sofhar Gestão &Tecnologia e a PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná para inovação e desenvolvimento de soluções em tecnologia. A solução vai trazer para a realidade das empresas, de forma ágil, fácil e organizada as informações sobre indicadores de sustentabilidade dentro da empresa.
Segundo Roberto Clementi, diretor de operações da Sofhar Gestão &Tecnologia, “esse será um projeto vital para as indústrias, pois atende pontos estratégicos para o desenvolvimento de grandes corporações”. O destaque dessa solução que está em processo de pesquisa e desenvolvimento é o atendimento às demandas que o mercado corporativo vem tendo, como a inclusão de processos e ações sustentáveis em sua atuação corporativa.
“O produto é inovador, pois busca integrar objetivos estratégicos de desempenho econômico, social e ambiental da empresa numa única plataforma integrada ao BI”, explica Carla Machado, pesquisadora da PUCPR integrante do projeto. De acordo com Clementi, hoje as empresas sofrem para encontrar essas informações quando necessárias, pois elas não fazem parte dos atuais escopos utilizados em suas ferramentas de gestão de informação.
O projeto, que já está em andamento, vai identificar junto às empresas as necessidades para que possam atender aos principais indicadores quando o assunto é sustentabilidade. Cada segmento tem diferentes abordagens quando se trata desse assunto, por isso para o trabalho de desenvolvimento, que une profissionais da Sofhar com representantes da PUCPR, está sendo feito um estudo junto às empresas para identificar quais são os pontos que se destacam dentro dessa área e que fazem a diferença dentro da gestão de sustentabilidade. “A ação conjunta para identificar todas as variáveis existentes faz parte do projeto de desenvolvimento”, completa Clementi.
Esta solução terá como característica poder ser customizada à medida das necessidades de cada empresa. O objetivo é fornecer um produto que atenda horizontalmente, ou seja, a diversos segmentos empresariais, com a mesma qualidade e foco para todos. “A solução está sendo projetada para atender além do básico, indo fundo nas necessidades específicas, abrindo a possibilidade de customização do produto para cada realidade em que for implantado”, comenta o diretor de operações da Spfhar, que prevê a utilização do software com consultoria e suporte.
A nova ferramenta em business intelligence vai estar à disposição do mercado, já para comercialização, no início de 2013. O foco inicial do projeto é a utilização no ramo empresarial privado, na busca em atender demandas nacionais e internacionais.
“Esse software também vai poder atender demandas governamentais, em um segundo momento, pois esse nicho de atuação também deve buscar, nos próximos anos, se adequar as demandas de sustentabilidade”, defende Clementi. Em apresentações informais do projeto, muitas empresas já sinalizaram o interesse na solução, pelos diferenciais e resultados que pode trazer, em curto prazo, para a administração das empresas. “A receptividade demonstra a grande demanda das empresas em ferramentas que apoiem a gestão sustentável que traz comprovadamente ganhos econômicos em produtividade, otimização de recursos e valoração de produtos”, afirma Carla.