No primeiro trimestre deste ano foram vendidos 1,78 milhão de tablets no Brasil, o que representa uma queda de 21% em comparação com o mesmo período de 2014, segundo relatório da IDC. O resultado ficou abaixo do que era esperado pelos analistas da consultoria, que projetavam 2 milhões de dispositivos comercializados. Com isso, a IDC reviu sua projeção para o ano inteiro: agora prevê que serão vendidos 8,1 milhões de tablets no país, o que, se confirmado, representará uma redução de 14% em relação a 2014.
Do total vendido entre janeiro e março, 41 mil tablets foram modelos 2 em 1 (notebooks com tela destacável), categoria que cresceu 115% frente ao quarto trimestre do ano passado. Além disso, 94% foram destinados ao consumidor final e 6%, para o mercado corporativo.
Em seu relatório sobre o tema, os analistas da IDC apontam como causas para queda a crise econômica vivida pelo país; a alta do dólar, que em alguns casos gerou um repasse de até 17% no preço dos tablets em comparação com o quarto trimestre; e a canibalização desse segmento por parte dos phablets (smartphones com tela grande).