Ataques contra dispositivos móveis dobram em 2018 e nem sempre os sistemas de proteção existentes conseguem acompanhar sua evolução, pois os cibercriminosos estão cada vez mais criativos e transformam o golpe constantemente para dificultar sua identificação. Pensando nisso, o Kaspersky Internet Security para Android ganha um reforço de um recurso para combater o dinâmico cenário de malware, o Cloud ML for Android.
A nova funcionalidade está baseada na tecnologia de aprendizado de máquinas (Machine Learning) para garantir uma detecção proativa tanto de malware avançados quanto desconhecidos e minimizar o risco de infecção dos dispositivos móveis. Com isso, apps maliciosos podem ser detectados e bloqueados antes de sua execução – e ainda manter um índice de falsos positivos em níveis baixos.
Sempre que um usuário baixa um app em seu celular, a tecnologia usa os algoritmos de aprendizado de máquinas na nuvem, que foram treinados com milhões de amostras de malware, para analisar o novo programa para identificar uma possível ameaça. Esta verificação acontece em menos de um segundo e checa milhares de parâmetros diferentes que incluem pontos de entrada e solicitações de permissões. Mesmo que seja um tipo de malware avançado ou desconhecido, a tecnologia Cloud ML para Android consegue reconhecer comportamentos malicioso por similaridade a ameaças conhecidas.
Essa nova proteção tem ainda a vantagem de trabalhar tanto com o Machine Learning quanto com a Kaspersky Security Network, rede da Kaspersky na nuvem que conecta seus usuários voluntários e onde alertas de novas ameaças são compartilhadas instantaneamente.
"O número de ataques de malware a dispositivos móveis dobrou em 2018, conforme os cibercriminosos inventam novas maneiras de criar e distribuir malware. Obviamente, as tecnologias de segurança precisam acompanhar esse movimento. O Kaspersky Internet Security para Android já protege milhões de usuários de ameaças avançadas e desconhecidas e esse novo componente aumenta a precisão e a velocidade de detecção dessas ameaças, tornando as experiências móveis mais seguras e sem interrupções", afirma Timur Biyachuev, vice-presidente de pesquisa de ameaças da Kaspersky.