Os contabilistas acabam de ganhar uma nova carteira de identidade profissional, agora com chip criptográfico e recursos antifalsificação, e que permite o uso do certificado digital. O novo modelo, por conter dados pessoais, pode substituir legalmente a carteira de identidade em todo território nacional, com a vantagem de demonstrar o exercício da atividade profissional regular às autoridades fiscalizadoras.
A carteira possui chip de 32 Kb, que possibilita autenticar digitalmente documentos e acessar de forma rápida e segura processos eletrônicos de órgãos públicos, em todos os níveis. Nesse leque de serviços estão os recursos eletrônicos na delegacia da Receita Federal, petições eletrônicas dos peritos judiciais nas varas do Trabalho e Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e registros eletrônicos dos livros mercantis nas Juntas Comerciais.
Além disso, é possível agendar eletronicamente o atendimento em órgãos públicos. Futuramente, estão previstas a assinatura de balanços e a Homolognet, istema virtual que realiza o cálculo da rescisão do contrato de trabalho e elabora o termo de rescisão do contrato de trabalho do empregado.
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em parceria com a certificadora Fenacon, oferece a certificação digital gratuita pelo período de um ano para quem solicitar a nova carteira até outubro.
De acordo com dados do CFC, até o momento foram efetuados 10.193 pedidos de contabilistas do estado de São Paulo. Pouco, se comparado ao número de 110 mil profissionais registrados no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP).