Vinte e dois dias após a pane no serviço de banda larga Speedy da Telefônica, a operadora enviou nesta sexta-feira, 25, à Anatel, o laudo elaborado pelo CPqD sobre as causas dos problemas de funcionamento da rede de dados ocorridos entre os dias 2 e 3 de julho. A expectativa inicial era que o documento ficasse pronto em dez dias.
Segundo o laudo, um defeito de hardware originado em uma placa de interface óptica que liga um roteador localizado na cidade de Campinas a um outro roteador, em Sorocaba, ambas no interior de São Paulo, gerou informações incorretas. Ao mesmo tempo, um problema de software no roteador fez com que as informações, em vez de serem descartadas, como seria esperado, fossem propagadas para os demais roteadores da rede. A combinação destes fatores criou o cenário que culminou com os problemas de funcionamento na rede de dados da operadora.
A Telefônica informa que, a partir dos resultados, já tomou as providências técnicas necessárias para evitar que tal problema volte a ocorrer em sua rede de dados.
O "apagão" na rede foi tema de reportagem de capa da revista TELETIME de julho, editada pela Converge, que também publica TI INSIDE E TI INSIDE Online.