A Microsoft anunciou nesta sexta-feira, 25, que planeja adquirir a DATAllegro, fabricante de appliances de data warehouse, para obter melhor posicionamento no mercado de business intelligence, pois com isso irá expandir a capacidade da plataforma MS SQL Server 2008. Os detalhes financeiros do negócio não foram divulgados.
Ao longo dos últimos anos, a Microsoft tem se empenhado para fazer do SQL Server 2008 um padrão para data warehouse e dessa forma oferecer mais recursos de business intelligence e melhoria das ferramentas de informações. Embora a Microsfot tenha conseguido progressos em seu posicionamento de mercado, a Oracle segue como líder nesse segmento.
Segundo analistas, a aquisição, no entanto, parece fazer da Microsoft uma vendedora de hardware, que é o oposto da estratégia da Oracle. "Esta é uma grande questão que paira no ar", afirmou Mark Beyer, analista do Gartner, sobre a aquisição. "Já que, a Microsoft faz dispositivos eletrônicos para consumidores, tais como o videogame Xbox e o media player Zune, a empresa não é 'ignorante' no mercado de hardware." "A pergunta é: eles irão tornar-se vendedores de hardware?", questiona Beyer.
Os clientes da DATAllegro são dos mercados de varejo, telecomunicações e manufatura. "No desenvolvimento de suas aplicações, a empresa tem uma tecnologia que torna possível a otimização de seu hardware baseada nos recursos do software instalado", segundo Beyer, do Gartner.
A Microsoft afirma que pretende manter a maior parte da equipe da DATAllegro, bem como a sua sede localizada em Also Viejo, na Califórnia, tornando-a um "centro de excelência" para data warehouse.
Em 2007, a receita do SQL Server 2008 cresceu a uma taxa de 14% em relação ao ano anterior, mais que seus principais rivais IBM e Oracle, cada uma com 13,3%, de acordo com a IDC. A Microsoft tem agora 18,5% de participação nesse mercado, comparada com 44,3% da Oracle e 21% da IBM, diz o instituto de pesquisas.