Microsoft adquire fabricante de appliances de data warehouse

0

A Microsoft anunciou nesta sexta-feira, 25, que planeja adquirir a DATAllegro, fabricante de appliances de data warehouse, para obter melhor posicionamento no mercado de business intelligence, pois com isso irá expandir a capacidade da plataforma MS SQL Server 2008. Os detalhes financeiros do negócio não foram divulgados.

Ao longo dos últimos anos, a Microsoft tem se empenhado para fazer do SQL Server 2008 um padrão para data warehouse e dessa forma oferecer mais recursos de business intelligence e melhoria das ferramentas de informações. Embora a Microsfot tenha conseguido progressos em seu posicionamento de mercado, a Oracle segue como líder nesse segmento.

Segundo analistas, a aquisição, no entanto, parece fazer da Microsoft uma vendedora de hardware, que é o oposto da estratégia da Oracle. "Esta é uma grande questão que paira no ar", afirmou Mark Beyer, analista do Gartner, sobre a aquisição. "Já que, a Microsoft faz dispositivos eletrônicos para consumidores, tais como o videogame Xbox e o media player Zune, a empresa não é 'ignorante' no mercado de hardware." "A pergunta é: eles irão tornar-se vendedores de hardware?", questiona Beyer.

Os clientes da DATAllegro são dos mercados de varejo, telecomunicações e manufatura. "No desenvolvimento de suas aplicações, a empresa tem uma tecnologia que torna possível a otimização de seu hardware baseada nos recursos do software instalado", segundo Beyer, do Gartner.

A Microsoft afirma que pretende manter a maior parte da equipe da DATAllegro, bem como a sua sede localizada em Also Viejo, na Califórnia, tornando-a um "centro de excelência" para data warehouse.

Em 2007, a receita do SQL Server 2008 cresceu a uma taxa de 14% em relação ao ano anterior, mais que seus principais rivais IBM e Oracle, cada uma com 13,3%, de acordo com a IDC. A Microsoft tem agora 18,5% de participação nesse mercado, comparada com 44,3% da Oracle e 21% da IBM, diz o instituto de pesquisas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.