Queda no lucro dos fabricantes de PCs aponta onda de consolidação

0

A fabricação mundial de computadores pessoais alcançou 71,9 milhões de unidades no segundo trimestre, o que representa um crescimento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo estimativas do instituto de pesquisa Gartner.

"Os computadores portáteis continuam a liderar o crescimento em todas as regiões e seu preço de venda tem caído consideravelmente em relação aos micros de mesa", diz Mika Kitagawa, analista principal do Gartner no grupo de Client Computing Market.

Segundo ela, as incertezas econômicas têm prejudicado os lucros dos fabricantes de PCs, resultando na queda da média de preço de vendas, especialmente nos mercados como os Estados Unidos na região que engloba a Europa, Oriente Médio e África (chamada de EMEA). "A indústria pode vir a ter uma onda significativa de consolidações se a pressão por preço continuar nos grandes fabricantes", afirma a analista.

A HP continua na lidrançado mercado mundial de PCs, com 18,1% de participação de mercado no segundo trimestre de 2008. O crescimento da HP excedeu a média do mercado mundial e sua taxa de crescimento foi maior que a média norte-americana. A Dell teve mais um trimestre forte, com 15,6% de participação de mercado, o que representou um crescimento de 21,9% no segundo trimestre. Esse crescimento se deve à expansão das vendas no varejo e das vendas indiretas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.