Hospital São Cristovão investe R$ 2 milhões em software de BI

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A mudança da presidência do Hospital e Maternidade São Cristovão, instituição filantrópica localizada na zona leste de São Paulo, marcou uma nova etapa para a entidade deixar de ser deficitária e passar a obter resultados positivos, já que apenas a partir da posse do novo presidente, Valdir Ventura, em 2008, é que foi decidido “investir pesadamente em TI”, segundo o gerente de TI do hospital, Valter Ventura Carillo.

O desenvolvimento do Portal Transparência, a partir de uma solução de business intelligence (BI), da MV Sistemas, foi decisivo para a reviravolta do São Cristovão, que conta com 225 leitos e realiza, em seu centro ambulatorial de 34 especialidades, mais de mil consultas por dia.

O Portal Transparência é uma ferramenta de BI caracterizada por ser o principal instrumento de gestão da alta direção, segundo Carillo. Ele explica que o funcionamento acontece por meio de um televisor instalado na sala do presidente do conselho deliberativo, em que são disponibilizados, em tempo real, os principais indicadores de cada uma das áreas do hospital.

Quando esses indicadores ficam abaixo das metas estabelecidas, são emitidos sinais alertas visuais e sonoros no televisor. Dessa forma, os gestores acompanham os indicadores de suas áreas por meio de monitores convencionais. “A ferramenta, criada originalmente para gerir os processos do hospital, está agora sendo customizada para monitorar também os planos de saúde”, acrescenta Carillo.

Anteriormente, a entidade se prejudicava justamente por não dispor de informações rápidas e confiáveis para a tomada de decisões. Dessa forma, o hospital “não sabia quando, quanto e no que investir”, explica Carillo. Ele explica que os processos e sistemas informatizados estavam obsoletos. Sendo assim, “era preciso oxigenar todo este ferramental para que a entidade pudesse ter uma adequada gestão”.

Por conta disso, a equipe de TI elaborou uma RFP – solicitação de proposta técnica/comercial para cada setor da entidade. “Várias empresas que tinham soluções na área da saúde participaram desde processo”, conta. A escolhida foi a MV Sistemas, “pois o sistema ofereceu maior aderência às necessidades do hospital”, conta Carillo, que explica ainda que a empresa participou ativamente das customizações e da implantação do sistema no hospital. “Inúmeros treinamentos foram ministrados para a equipe da TI e para o usuário final”, comenta. O “porte do fornecedor” é, inclusive, considerado pelo gerente de TI como um diferencial do projeto.

Processo rápido

A decisão pela aquisição de uma nova ferramenta, portanto, não foi demorada, principalmente porque que o novo presidente “tinha uma visão muito clara dos benefícios de se investir em TI e, mesmo o hospital passando por dificuldades financeiras, apoiou totalmente nossos projetos”, diz Carillo.              

A implantação teve início em dezembro de 2008 e demandou aproximadamente um ano para estabilizar todos os módulos do sistema. No entanto, o gerente de TI destaca que a ferramenta recebe atualizações constantemente.

Para a concretização da implantação da solução, Carillo informa que foram “necessárias uma revisão total na rede estruturada e o upgrade do data center e estações de trabalho da entidade”. Ele revela ainda que o custo aproximado da solução, contando o software e a infraestrutura necessária para instalá-lo (rede estruturada, servidores, no-break e afins), “beirou os R$ 2 milhões”. Segundo ele, o retorno do investimento (ROI) já aconteceu. “Acredito que já tenhamos obtido o retorno quase que total do investimento nestes quatro anos de utilização do sistema”, diz. Em 2011, por exemplo, o faturamento da instituição foi de R$ 175 milhões.

O hospital conta com cerca de 550 estações de trabalho. Carillo informa que grande parte delas opera em três turnos, ou seja, conta com três operadores. Dessa forma, ele diz haver aproximadamente 1,4 funcionários operando o sistema.

Segundo o gerente de TI, o sucesso do Portal Transparência incentiva a alta direção a apoiar projetos na área da tecnologia da informação. Entre os planos de TI da instituição ainda para este ano, por exemplo, ele comenta sobre a assinatura digital nos prontuários médicos e de enfermagem; o uso de tablets pelos profissionais à beira leito; melhorias no serviço de envio de SMS para confirmação de consultas no ambulatório do hospital; e o software de BI, no qual todos os dados das operações do plano de saúde são tratados e apresentados em forma de gráficos ou indicadores para os gestores da unidade. “O hospital ainda pretende instalar cerca de 150 câmeras de vigilância nas áreas internas e externas”, finaliza Carillo.

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