A Gera, empresa de soluções na nuvem para o mercado de venda direta e omnichannel, está analisando potenciais parcerias que agreguem expertise, apoio estratégico e contribuam para acelerar a sua expansão nos mercados nacional e internacional. Para assessorá-la neste processo, a empresa contará com a assessoria do banco Credit Suisse Hedging-Griffo. A companhia, que já vinha sendo abordada por fundos de investimento, pretende tomar esta decisão estratégica já no segundo semestre de 2016.
Com uma solução embarcada em um modelo de negócio 100% cloud e comercializada no formato SaaS (software como serviço), capaz de gerenciar operações de venda direta e omnichannel, a Gera apresenta potencial de mercado no Brasil e América Latina. Presente em sete países da região, a Gera responde atualmente por cerca de 12% do market share de soluções para o mercado de vendas diretas do Brasil e 3% da região latino-americana.
Mercado esse que, mesmo com o cenário econômico desfavorável, continua em pleno crescimento. Em 2015, o mercado mundial cresceu 7,7% e a América Latina registrou um incremento de 4,4% (receita em dólares no mesmo período). O Brasil destaca-se como o sexto maior mercado no ranking mundial da WFDSA (World Federation of Direct Selling Associations), com 5% de participação e mais de 4,6 milhões de revendedores.
Por meio do GeraSGI, mais de 1,6 milhão de revendedores são gerenciados, 217 mil pedidos são processados diariamente e mais de 70 milhões de produtos são distribuídos por mês. Em 2015, a plataforma emitiu o equivalente a US$ 2 bilhões de faturamento para seus clientes.
De acordo com os sócios Fábio Piastrelli e Alencar de Carvalho, após crescimento acelerado nos últimos anos, a partir desse ano, a companhia irá aumentar o investimento em inovação e na expansão para novos mercados. "Nossa previsão é crescer três vezes até 2020 e tornar nossa plataforma a melhor ferramenta para a gestão comercial das Américas", ressalta Piastrelli. Para alcançar as ambiciosas metas, a Gera traçou um plano de internacionalização com foco na América Latina, e planeja atingir 30% de market share em número de revendedores em 2020.