Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Setor eletroeletrônico mostra otimismo para segundo semestre

Setor eletroeletrônico mostra otimismo para segundo semestre

0
Publicidade

Pela segunda vez no ano, as expectativas de crescimento para o próximo mês superaram previsões de queda para o setor eletroeletrônico, de acordo com sondagem conjuntural de junho realizada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e divulgada nesta segunda, 25. O levantamento aponta que 49% esperam crescer as vendas/encomendas em julho, e 33% antecipam queda. Para o semestre, a expectativa é de crescimento para 42%, enquanto 33% aguardam recuo. Considerando o ano inteiro, 43% são otimistas e 35%, pessimistas.

Especificamente para o setor de telecomunicações e informática, são esperados resultados mais positivos a partir deste segundo semestre. Em junho, o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) da Confederação Nacional da Indústria (CNI) caiu 4% em relação a maio (que teve alta de 7,9%). Apesar disso, a Abinee comemora o índice ter permanecido acima do apresentado em janeiro e 5% superior no comparativo com junho de 2015.

Segundo a associação, diminuiu o número de empresas com negócios abaixo das expectativas, que reduziram as indicações de demissões. Além disso, verificaram ajustes de estoques de componentes e matérias-primas. As expectativas com perspectivas favoráveis de vendas/encomendas para julho aumentaram 12 pontos percentuais (p.p.) e ficaram em 39% no comparativo do ano passado. Das empresas que observaram queda, o percentual reduziu de 57% para 45%. A entidade diz que, desde abril, as indicações de queda foram superiores às de crescimento.

Houve ainda uma redução no número de empresas com negócios “abaixo do esperado”, a terceira consecutiva: de 66% em abril para 51% em junho. Também registrou “aumento nas indicações de estabilidade” de 62% para 74%.

Há menos empresas demitindo funcionários (percentual caiu de 34% para 20% no período). Porém, apenas 3% das empresas do setor aderiram ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE). Para 39%, o programa não é necessário, enquanto para 30% as condições não são favoráveis.

Ainda de acordo com a Abinee, as empresas não mostraram dificuldades para adquirir componentes e matérias-primas (para 90%), com 40% percebendo pressões no preço “acima do normal”. Mas 48% sentiram pressões em outros custos, como energia, água e impostos. Em relação a financiamentos, 42% que indicaram que utilizam recursos para capital de giro disseram ter dificuldades, enquanto 55% das empresas disseram não recorrer a estes instrumentos. A pesquisa pode ser conferida na íntegra clicando aqui.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile